NOTÍCIA

Almeria: A mais bela costa da Andaluzia!

2018-08-24
Férias Espanha
Férias Espanha
google

A Costa de Almeria está ainda comparativamente bem preservada se compararmos com as vizinhas Costa del Sol e Costa Blanca. Esta região incorpora mais de 200km de linha costeira natural; no interior muita da paisagem é árida e pouco habitada. Em Almeria diz-se que tem o maior número de horas de sol e menor pluviosidade da Europa.

História

O nome de Almeria deriva do nome dado durante a ocupação árabe, Al-Mariyya, que significa O Espelho do Mar. A sua capital com o mesmo nome  era uma praça forte árabe e o seu principal porto. O castelo árabe, a Alcazaba é o segundo maior dos castelos mouriscos na Andaluzia, depois da Alhambra em Granada.

Atrações

A cidade é um centro moderno, vibrante e comercial; é culturalmente uma cidade tipicamente espanhola com poucos estrangeiros a residir no centro. A partir do seu porto é possível apanhar um ferry para a costa de África, aqui há também uma marina e um porto piscatório. Uma visita à cidade vale bem a pena, pois tem uma boa seleção de galerias, museus e lojas, bem como muitas simpáticas praças ao longo da avenida principal, Las Ramblas.

Linha Costeira Natural

A  leste da cidade de Almeria fica o parque natural protegido de Cabo de Gata - Nijar cuja paisagem costeira é formada por um encosta acidentada e natural de grande beleza. Uma grande parte desta zona costeira é de difícil acesso, pois o acesso de estrada é restringido. Assim apenas se chega a muita das idílicas praias, vilas piscatórias ou até promontórios com vistas arrebatadoras a pé, mas este esforço vale bem a pena pela sua beleza, as suas águas cristalinas, a natureza ainda em estado parcialmente selvagem, onde se pode mergulhar nas águas cristalinas e tomar banhos de sol em paz e tranquilidade. Esta área é por isso um forte atrativo para quem gosta de fazer caminhadas na natureza ou observar a vida selvagem.

A visitar na Costa de Almeria

A pequena cidade de Nijar é conhecida pela sua industria do barro, e vale bem uma visita para levar uma recordação única.

A ocidente da cidade de Almeria ficam as cidade de Roquetas de Mar; Aguadulce e Almerimar; estâncias de férias bem desenvolvidas com todo o que faz falta para umas férias bem passadas; em Almerimar há uma marina, golfe, hotéis e muitos outras infraestruturas.

Mais para ocidente chega-se à velha vila piscatória de Adra, na área conhecida como El Poniente. Há na cidade jazidas arqueológicas de interesse que recuam ao oitavo século. Um ponto de interesse muitas vezes descurados pelos visitantes.

A norte da cidade chega-se às praias nudista de Vera, cujos arredores têm vindo a ser alvo de desenvolvimento. Um pouco mais a sul fica a popular cidade de Mojacar, cravada nas encostas rochosas e que tem boas praias de areia fina.

Almeria, cenário de filmes famosos

A província é provavelmente mais famosa por ser o local de filmagens de muitos Western Spaguetti. As paisagens desérticas e áridas do Deserto de Taberna foram o local escolhido por Sergio Leone para os seus filmes. David Lean também aqui filmou algumas cenas do filme vencedor de um Oscar, Lawrence da Arábia.

Vida antiga

Esta área é também bem conhecida pelas suas aldeias trogloditas, cujas casas são escavadas na rocha das encostas. Muitas vilas e aldeias trogloditas tanto em Almeria como em Granada ainda são habitadas.

Agricultura

Apesar do clima árido de Almeria, esta área apresenta uma grande e importante agricultura, onde cerca de 250 milhões de quilos de flores e outras culturas são cultivados todos os anos. Facilmente se nota isso pelos quilómetros e quilómetros de enormes estufas de plástico e campos cobertos para proteger as culturas.

Gastronomia

A província de Almeria é rica em peixe e marisco sendo estes ingredientes comuns nos pratos da região. A sua gastronomia tem uma forte influência árabe e africana e os seus legumes e frutas são de excelente qualidade, como por exemplo os tomates. Guisados, migas e muito peixe grelhado fazem parte da dieta.

Partners

2019 Copyright © Famalowcost.com | RNAVT Nº 3831

Code & Design Webhouse.pt