Chaves: 10 coisas imperdíveis para fazer em Chaves

22/06/2020

Chaves é uma cidade relativamente pequena, pelo que a melhor forma de a descobrir é a andar a pé. A pensar nisso, selecionei 10 coisas para fazer em Chaves, incluindo visitar igrejas, um museu, um castelo, comer um pastel de Chaves e até beber água sulfurosa.

Estive em todos os locais referidos há menos de uma semana. Não entenda estas sugestões como uma eleição das melhores atrações de Chaves ou algo do género. São apenas as minhas escolhas para fazer em Chaves, em função das coisas que conheci na cidade.

O que fazer em Chaves

#1 Subir à Torre de Menagem do Castelo de Chaves

Subir à Torre de Menagem foi das coisas que mais prazer me deu na recente viagem que fiz a Chaves. É uma torre granítica, naturalmente defensiva, edificada junto à muralha da vila medieval, de cujo topo se tem uma vista panorâmica sobre o atual centro histórico de Chaves, o jardim do Castelo e, ao fundo, o Rio Tâmega.

No dia em que visitei, tive a felicidade de apanhar um clima esplêndido, o que ainda potenciou mais o usufruto da torre. Imperdível.

#2 Visitar a Igreja da Misericórdia…

Uma belíssima igreja barroca da segunda metade do século XVII, a Igreja da Misericórdia de Chaves deve constar de qualquer lista do tipo o que fazer em Chaves ou o que visitar em Chaves. Repare no relevo de Nossa Senhora da Misericórdia com o seu manto (acolhendo os desprotegidos) e, lá dentro, nos maravilhosos painéis de azulejos nas paredes laterais, nas pinturas do teto e no retábulo em talha dourada.

Absolutamente recomendável! (e eu nem sou pessoa de visitar muitas igrejas)

#3 … e a Igreja de Santa Maria Maior (Igreja Matriz)

A Igreja Matriz de Chaves tem raiz medieval e é completamente diferente da vizinha Igreja da Misericórdia, pelo que se justifica a visita a ambas. É uma igreja muito maior, com três naves no seu interior e que apresenta uma grande riqueza de estilos arquitetónicos, testemunho das várias fases e intervenções que sofreu a longo dos séculos.

#4 Atravessar a Ponte Romana de Trajano

A Ponte Romana de Trajano é um dos maiores ícones turísticos de Chaves e o monumento romano mais emblemático da cidade.

Passei pela ponte várias vezes durante a minha estadia em Chaves, e posso garantir que ela ganha uma beleza incrível ao final da tarde, quando as águas, os edifícios da margem esquerda do Tâmega e a própria ponte ficam pintadas com as cores quentes do pôr-do-sol.

É impossível não reparar nos dois marcos cilíndricos no meio da ponte de Trajano. Um deles comemora “a construção da ponte pelos aquiflavienses”, e o outro é o chamado Padrão dos Povos, uma “epígrafe que dá a conhecer o nome dos dez povos indígenas da época”.

Nenhuma visita a Chaves fica completa sem atravessar a ponte…

#5 Observar as varandas da Rua Direita

As varandas do centro histórico de Chaves, e em especial da Rua Direita, são uma delícia. Basta andar com calma, dar tempo ao tempo (vocês sabem como gosto de viajar devagar!) e levantar a cabeça para descobrir preciosidades do tempo em que a vila de Chaves se encontrava cercada por muralhas.

Diz-se que as varandas eram uma forma de rentabilizar o espaço, já que as casas eram pequenas, apesar de distribuídas por vários pisos. Hoje têm um colorido vibrante que embeleza o coração da cidade.

#6 Ver o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso

Construído para divulgar a obra do pintor flaviense Nadir Afonso, o Museu de Arte Contemporânea de Chaves vale, antes de mais, pelo fantástico edifício de betão branco e linhas retas, da autoria do arquiteto Siza Vieira.

Trata-se de uma opção cultural adicional à disposição de flavienses e visitantes. E, pelo que vi da obra de Nadir Afonso, creio poder afirmar que uma passagem pelo museu será uma mais-valia em qualquer passagem por Chaves.

#7 Regressar ao passado nas termas romanas Aquae Flaviae

Tive o privilégio de conhecer as termas romanas de Aquae Flaviae a convite da Câmara Municipal de Chaves, numa altura em que não estavam sequer abertas ao público.

Foram descobertas durante a construção de um parque de estacionamento e são verdadeiramente surpreendentes. Consta, aliás, que estão entre as cinco termas medicinais romanas mais bem preservadas em todo o mundo; motivo só por si suficiente para despertar curiosidade e merecer uma visita.

Nota: por agora, e visto que a obra não está ainda terminada, é apenas possível visitar as termas em grupo e marcando antecipadamente. Num futuro que se espera não muito longínquo, as antigas termas romanas de Chaves estarão abertas ao turismo com menos restrições.

#8 Beber um copo de água quente no parque termal

Chaves e termas são palavras intimamente ligadas, pelo que tenho outra sugestão dentro da mesma temática.

Por mais estranho que possa parecer, depois de provar e provavelmente não gostar, há muita gente que bebe a água medicinal das Termas de Chaves. Eu gosto de experiências e, como tal, recomendo.

Para o fazer, existe uma fonte ao ar livre chamada Fonte do Povo, onde a água termal sai a mais de 70 graus centígrados. E, ao lado, a buvette das Termas de Chaves onde até fornecem um copo e há bancos para descansar.

Diz quem sabe que as propriedades terapêuticas estão “indicadas para o tratamento de doenças musculoesqueléticas,  patologias respiratórias, digestivas e cardiocirculatórias”. Quanto ao sabor, bom, talvez não seja o mais agradável. Mas algum benefício à sua saúde há-de trazer. Tchim, tchim!

#9 Comer um pastel de Chaves na Maria

Ir a Chaves e não comer um pastel… bom, é isso mesmo. A questão é onde comer os melhores pastéis de Chaves. Eu gostei muito da Pastelaria Maria (a Mariazinha), e recomendo sem reservas. Como é natural, não sei dizer se são os melhores da cidade, mas sabem muito bem. Coma-os quentinhos, que ficam ainda mais deliciosos.

#10 Sair à noite em Chaves: Ilha do Cavaleiro

No final de um dia a caminhar pelas ruas e pontes de Chaves, vai saber bem parar para beber um copo ou, simplesmente, ouvir música, conversar ou socializar.

Nesse caso, recomendo sem reservas o bar Ilha do Cavalheiro. Na noite em que lá passei, pareceu-me ter um ambiente muito eclético e agradável, apesar da pouca gente. E também servem petiscos. Mais uma vez, não posso afirmar que é o melhor bar de Chaves, mas eu gostei muito – e isso é que importa.

Para além desta lista com o que fazer em Chaves, deixo-lhe uma sugestão extra para tornar a estadia ainda mais especial.

#11 Pernoitar no Vidago Palace

É certo que há boas unidades hoteleiras em Chaves, a começar pelo hotel instalado no Forte São Francisco, onde pernoitei. Mas, sendo Chaves a cidade das águas, se puder conciliar essa visita com uma estadia no Vidago Palace, localizado a 20 quilómetros do centro de Chaves, será ouro sobre azul. Nem que seja por uma noite. Como diz a publicidade, “porque você merece”.