Lisboa: 10 atrações imperdíveis para conhecer em Lisboa

25/05/2020

A capital portuguesa tem despontado como um dos melhores destinos turísticos da Europa. Com uma rica história, belas construções de diferentes períodos e atrações variadas, há muito que fazer em Lisboa. Confira alguns lugares que não podem faltar no seu roteiro:

Mosteiro dos Jerônimos

Esse Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO é a construção mais impressionante de Lisboa, com ricos detalhes e uma imponente arquitetura gótica manuelina. Erguido no século XVI, o mosteiro chama a atenção por sua extensa fachada, os claustros, o pátio interno e a belíssima Igreja Santa Maria de Belém.

Castelo de São Jorge

No topo da colina mais alta da cidade, entre as estreitas e labirínticas ruas do centro velho, surge uma fortaleza medieval dos séculos X e XI, época em que os mouros ainda dominavam Portugal e a Península Ibérica. O castelo tem extensas muralhas de pedra e pátios arborizados e ainda oferece uma vista incrível para Lisboa e o Rio Tejo.

Torre de Belém

Às margens do Rio Tejo, a Torre de Belém é um dos símbolos da cidade, patrimônio da humanidade e está ligada à época das Grandes Navegações. Construída como fortificação, é composta por uma torre e um terraço cercado por ameias. Suba até o topo para vislumbrar o estuário do rio.

Praça do Comércio

Essa ampla praça entre a Baixa e o Tejo é uma das mais bonitas da Europa. O grande pátio é cercado, de três lados, por prédios com arcadas e, do outro, pelo rio. Antigamente, ali ficava um cais onde desembarcavam monarcas e outras figuras importantes. Além da estátua de D. José I, o destaque é o belíssimo Arco da Rua Augusta, que abre caminho para a Rua Augusta – famosa via para pedestres repleta de lojas e coberta por um lindo trabalho de pedras portuguesas.

Palácio Nacional da Ajuda

Assim como várias capitais europeias, Lisboa também tem como herança dos tempos da monarquia belos palácios em seu território. O Palácio Nacional da Ajuda, que data do século XIX, tem estilo neoclássico e já foi residência da Família Real portuguesa. Hoje, é um museu aberto à visitação.

Convento do Carmo

Localizado entre o Bairro Alto e a Baixa, o Convento do Carmo tornou-se um dos principais pontos turísticos de Lisboa graças a sua curiosa história. Fundado em 1389, foi quase todo destruído por um terremoto e um incêndio em 1755. O teto já não existe mais, e só estão de pé parte das paredes, as colunas e os grandes arcos góticos. No local, foi instalado o Museu Arqueológico do Carmo, com um acervo sobre a história da cidade.

Oceanário de Lisboa

Principal atração da moderna área do Parque das Nações, o Oceanário é um dos maiores aquários da Europa e abriga 15 mil animais de mais de 450 espécies. Há dezenas de tanques com um volume total de 7.000 m³ de água salgada, retratando os diversos oceanos do planeta.

Praça do Rossio

Também chamada de Praça Dom Pedro IV (que é o Dom Pedro I do Brasil), o Rossio é todo cercado por lindas construções neoclássicas, como o Teatro Nacional D. Maria II. Hoje, é pontuado por vários cafés, restaurantes e confeitarias. Confira também a bela Estação do Rossio, cuja fachada parece de um palácio. As pedras portuguesas que cobrem o chão da praça inspiraram o desenho do calçadão de Copacabana.

Elevador de Santa Justa

Lisboa fica em um terreno um pouco acidentado e é repleta de ladeiras. Para facilitar a vida dos habitantes, surgiram meios de transporte como os funiculares e um elevador vertical. Único na cidade, o Elevador de Santa Justa liga a Baixa ao Largo do Carmo e foi inaugurado em 1902. Além de proporcionar uma linda vista para a parte antiga de Lisboa, sua bela torre foi construída em ferro e desenhada por Ponsard, que se inspirou nas obras de Gustave Eiffel.

Sé Catedral de Lisboa

Construída no século XII no mesmo lugar onde existia uma mesquita, essa catedral é símbolo da Reconquista cristã do território português, depois de séculos sob o domínio dos mouros. Predominantemente de estilo românico, guarda várias capelas e um claustro.