Já começou a planear férias para 2019?

23/01/2017

Estamos nos primeiro mês do ano e está na altura de começar a planear férias para 2019. Acha que é cedo demais? Não, não é. Planear o calendário de férias com muita antecedência  tem inúmeras vantagens:

Sonhar com as férias faz bem à mente.

Planear férias logo no início do ano é benéfico para o equilíbrio mental, começará a sonhar com os seus destinos de viagem ou o que vai fazer nos tempos de lazer. E tendo uma ideia clara do tipo de destino que busca para cada período de férias, arranja uma forma de escape do stress e fadiga dum ano de trabalho. Com o tempo, essas férias vão-se tornando mais tangíveis. Até porque vai inevitavelmente começar a pesquisar sobre a sua próxima viagem e encontrar inspiração nos inúmeros textos e fotos dos viajantes experientes que já por lá andaram. Essa é já uma forma de viajar.

Conseguir as melhores promoções e os preços mais económicos.

Se começar a procurar os voos, alojamentos e atividades do seu destino com antecedência, vai encontrar as melhores ofertas. Planear a viagem em cima da hora é castigador para o bolso pois os preços são geralmente mais altos. Utilize corretamente as ferramentas online disponíveis para começar a planear a viagem. Subscreva as newsletters de organismos de turismo, agências de viagens, companhias aéreas e sites de alojamento, para ter acesso a promoções ou descontos.

Balizar tempos de trabalho e de descanso.

Com o calendário de férias definido, consegue ter uma perspetiva clara dos seus tempos de trabalho e de descanso. Assim, vai gerir e coordenar melhor o tempo e esforço que tem que dedicar ao trabalho sabendo que terá a sua recompensa no próximo espaço para relaxar.

Planear a viagem traz satisfação.

Ao buscar inspiração está já a viajar, dissemo-lo no primeiro ponto. Ao planear a viagem, agendar datas, reservar voos ou alojamento, as suas férias passam do sonho à realidade. Tendo algo concreto em mãos é o primeiro passo para atingir a satisfação que todos buscamos com as férias para recarregar as baterias.

Para o ajudar na tarefa de planear férias para o ano de 2019 e programar os seus dias de descanso e lazer, os VagaMundos fizeram a pesquisa por si. Planeie com antecedência para poder aproveitar ao máximo os seus 22 dias de férias de 2019 e veja como este ano pode transformar esses 22 em 47 dias de descanso.

Regra geral, todos temos 22 dias de férias anuais. Será este o ponto de referência para a distribuição dos dias de férias que lhe vamos propor adiante. Vamos somar a estes 22 dias de férias os dias feriados que podemos usufruir no ano de 2019. Com a reposição dos 4 feriados perdidos em 2013 temos mais margem de manobra para programar férias alocando e distribuindo melhor esses dias ao longo do ano.

O ano de 2019 terá 13 feriados nacionais. Como o domingo de Páscoa é, regra geral, um feriado perdido para a maioria dos trabalhadores, contabilize o feriado municipal da localidade onde trabalha para poder integrá-lo no seu calendário de férias.

Infelizmente destes 13 dias feriados vamos perder dois. O primeiro já voou, o dia 1 de janeiro coincidiu com o primeiro domingo do ano. Segue-se o Dia de Portugal a 10 de junho que calha a um sábado. Mesmo perante este cenário, olhamos para a possibilidade de 33 dias ao longo do ano em que podemos presentear-nos com o merecido descanso.

Comece por planear as “férias grandes”

Vamos começar pelas férias grandes. Ao definir o seu período de férias mais prolongado do ano, será mais fácil alocar os dias que lhe restam em outras fases do ano. Aproveitar as designadas “pontes” e fins-de-semana prolongados, é uma excelente maneira de permear o ano de trabalho com uns períodos de lazer onde pode saciar a sua sede por viagens.