22 curiosidades sobre a Suécia

02/04/2020

A Suécia é um país nórdico que fica localizado na península Escandinava. Além da sua excelente qualidade de vida, esse país também é conhecido pelas suas belas paisagens e invenções inovadoras, como as embalagens Tetra Park, os carros da Volvo e o Prémio Nobel.

Por ser um lugar de características bem peculiares, alguns detalhes muito interessantes da cultura sueca causam uma certa estranheza nas pessoas que não vivem por lá. Por isso, resolvi trazer 22 curiosidades que você provavelmente desconhece sobre esse país encantador.

1. O nome do país na língua local é “Sverige”.

2. Apesar de ter sido uma potência militar no século 17 e um dos maiores produtores de armas do mundo, a Suécia não participou de nenhuma guerra por quase dois séculos, incluindo as duas guerras mundiais.

3. Com uma taxa de imposto de mais de 50% do PIB, os suecos são os cidadãos mais tributados do mundo. Ironicamente, eles geralmente ficam satisfeitos em pagar essa taxa alta, já que ela é praticamente toda revertida em benefícios para a população.

4. O sueco é a língua oficial da Suécia, mas 85% da população também fala inglês.

5. Um dos sabores de sorvete mais populares da Suécia é o salmiakki, que é salgado e tem a cor preta.

6. Na Suécia, mães e pais têm direito a 480 dias de licença parental paga, sendo que 60 dias são reservados exclusivamente para o pai. Nos últimos anos, os pais usaram cerca de 24% do total de suas licenças parentais.

7. Cerca de 400.000 alces habitam os bosques suecos. Esses animais também são considerados os mais perigosos do país, pois todos os anos causam aproximadamente 6.000 acidentes rodoviários.

8. Cerca de 600.000 suecos cantam em coros. Isso dá ao país o maior número de coros per capita do mundo.

9. Os doadores de sangue da Suécia recebem uma mensagem de texto toda vez que seu sangue é usado para salvar uma vida.

10. O termo sueco lagom não tem nenhum equivalente exato em outras línguas. Esse termo pode ser traduzido para português como “em moderação”, “típico”, “conveniente” ou “adequado” e pode ser usado para praticamente qualquer coisa ou situação.

11. O governo sueco paga aos estudantes do ensino médio até 187 dólares por mês para eles frequentarem a escola.

12. O leite de rena é consumido em algumas partes da Suécia e supostamente tem um sabor doce e uma consistência que lembra sorvete derretido.

13. O primeiro hotel de gelo do mundo foi construído na cidade sueca de Jukkasjärvi na década de 1980 pelo arquiteto Yngve Bergqvist. O hotel tem 60 quartos e é esculpido em toneladas de neve e gelo densamente compactados. A sua ocupação fica disponível entre dezembro e abril e as temperaturas interiores podem chegar a incríveis -22°C!

14. Na Suécia, o visitante tradicional do Natal é o “nisse”, uma pequena criatura do folclore escandinavo que lembra um duende e possui uma longa barba e um gorro vermelho. Segundo o folclore local, eles deixam tigelas de mingau na porta das casas das crianças boas durante a véspera do Natal.

15. As vendas de Coca-Cola costumam cair mais de 50% durante o Natal, devido à tradição sueca de beber Julmust, um tipo de bebida gaseificada local.

16. A Suécia é um dos países menos religiosos do mundo.

17. Cerca de 99% de todos os resíduos domésticos da Suécia são reciclados de alguma forma.

18. Curiosamente, a Coreia do Norte deve à Suécia aproximadamente 300 milhões de euros por cerca de 1.000 Volvos roubados. A situação torna-se ainda mais bizarra porque, a cada 6 meses, o governo sueco envia uma espécie de carta de cobrança para os norte-coreanos.

19. A Suécia já teve sete vencedores do Prémio Nobel de Literatura, incluindo Selma Lagerlöf, que foi a primeira mulher a ganhar o prémio, em 1909. Mårbacka, a sua cidade natal, é considerada um santuário nacional.

20. Smörgåsbord era o nome dado a uma tradição camponesa em que vilas inteiras se reuniam no final do verão para celebrar a colheita com carne de caça assada, batatas cozida, almôndegas, panquecas e sopas. Hoje, o termo refere-se a uma refeição composta de muitos pratos diferentes, semelhante a um buffet, onde os clientes escolhem o que querem comer.

21. Érico da Pomerânia, ex-rei da Suécia, tornou-se um pirata depois que perdeu o trono.

22. O Aquavit é um licor com cerca de 40% de álcool que é altamente apreciado na Suécia e em toda a Escandinávia. Seu nome vem do latim aqua vitae, que significa “água da vida”.

Gostou? Esperamos que já esteja cheio de curiosidade para visitar a Suécia e conhecer algumas das suas tradições.