Moldávia: 8 curiosidades

26/03/2020

Moldávia? E isso é um país? É sim, e muito interessante! Pouca gente sabe que ele fica na Europa, e de entre outros tantos fatos, reunimos aqui as maiores curiosidades da Moldávia que observamos na nossa viagem. Confira!

Estávamos olhando o mapa, pensando no nosso roteiro de viagem pela Europa, e então vimos um amontoadinho de terra entre a Romênia e a Ucrânia. Vamos lá então né?

Curiosidades da Moldávia

1) A Moldávia é o país mais pobre da Europa

E de longe. O PIB per capita da Moldávia é um pouco mais da metade do segundo lugar, a Ucrânia. Isso é muito perceptível ao cruzar a fronteira com a Romênia: a qualidade das estradas cai drasticamente, as áreas rurais ficam ainda mais amplas, construções decadentes e muita gente caminhando pelas estradas.

Bem, não sei se esse último é um indicador de pobreza, mas é bem mais comum na Moldávia do que no vizinho. Além disso, o país também detém o pior IDH da Europa.

A União Europeia e o governo estadunidense tem ajudado bastante o país com o custeio de obras de desenvolvimento. A bandeira da UE, por exemplo, está em todos os prédios oficiais. O que nos leva à segunda curiosidade.

2) Áreas Autônomas Separatistas na Moldávia – Transnítria e Gagáuzia

A Moldávia possui duas áreas autónomas separatistas que são motivo de briga entre UE e Rússia. São a Transnístria e a Gagáuzia. Essa segunda não faz tanto barulho, apesar de ser declaradamente pró-Rússia.

Mas a Transnístria (ou Pridnestróvia, como é chamada pelos locais) é ocupada e financiada pela Rússia, tendo inclusive controle de fronteira para quem vem da Moldávia.

A capital é Tiraspol, e o país vive ainda num regime parecido com o comunismo, sendo inclusive considerada a parte mais soviética da Europa.

A Transnítria declarou unilateralmente a sua independência em 1990, o que ocasionou uma guerra de 2 anos com a Moldávia, e um cessar-fogo que vem sendo respeitado desde o fim dela.

A Moldávia, apesar de ter a população dividida nesse assunto, demonstra que a sua aliança com a UE veio pra ficar, enquanto a Transnístria é parceira comercial da Rússia.

A parte boa é que, ao que parece, Tiraspol é uma cidade que até gosta de turistas. Casas de câmbio por todo lado, já que a moeda local (o rublo) é diferente da dos vizinhos. Alguns prédios soviéticos, uma avenida ampla e a bizarrice de estar na capital de um país que não é um país é o que te espera em Tiraspol.

Para entrar, tem que passar na fronteira (apesar de não carimbarem o passaporte) e preencher um papel dizendo o motivo da visita. Se for ficar menos de 10 horas, é de graça e de boa. Se for ficar mais, aí toma-lhe burocracia.

3) O país com mais poços d´água que já vimos

Todo vilarejo na Moldávia tem pelo menos um poço d´água. Na estrada, o que mais se vê são esses buracos no chão com uma estrutura de pedra ao redor e um balde pra pegar água.

Algumas vezes, os poços possuem uma grande estrutura, com decorações religiosas, telhados brilhantes ou mesmo uma “casinha” especial, com portão e tudo. Outras vezes, não possuem nada e parecem até fora de uso.

Diz-se que as famílias dos vilarejos pegam um balde, com até 10L de água, e usam para cozinhar, tomar banho, lavar roupa etc. Para se ter uma ideia, a média de profundidade dos poços é de 15m (estimado por um local).

4) Maior Quantidade de Jesus Crucificado Por m²

Está aí algo que rivaliza com a quantidade de poços d´água no país: Jesus crucificado e outros motivos religiosos. E é impressionante o tamanho de algumas estátuas.

No meio do absoluto nada surge de repente um Jesus na cruz de 4 metros de altura. Praticamente em cada saída da estrada tem alguma estátua religiosa.

O país segue o catolicismo ortodoxo e suas igrejas são bem diferentes das que estamos acostumados.

5) Dois Alfabetos, Duas Línguas e Bastante Gente Trilíngue na Moldávia

A Moldávia tem o romeno como língua oficial, mas o russo é falado por boa parte das pessoas, além de se ver o alfabeto cirílico para todo lado.

Apesar de o romeno ser levemente parecido com o português, a ponto de se entender algumas palavras, às vezes há cartazes ou placas de ônibus escritas apenas em cirílico.

Na Moldávia quase todo mundo fala romeno e russo desde o berço. Qualquer um que aprenda inglês, vira trilíngue.

Conhecemos um moldavo que, além dessas três, ainda falava português, espanhol e tava se iniciando no mandarim.

Aprender duas línguas diferentes desde criança facilita a apreensão de novos idiomas. Apesar disso, não é comum encontrar gente que fala inglês. Se você souber italiano pode te ajudar um pouco, pela semelhança com o romeno.

6) A Capital Cigana da Europa Fica na Moldávia

A Capital Cigana da Europa fica na Moldávia, e conta com um Teatro Bolshoi, um Capitólio e palácios renascentistas.

Numa cidade chamada Soroca, no nordeste do país, mora o rei dos ciganos. Parece que, hoje em dia, o rei não faz muito além de opinar em discussões entre seus súbditos, orientando-os para a solução da desavença. Quando chega num ambiente, todos se levantam. O status é o de realeza mesmo. Vive num palácio, mas boa parte dos outros ciganos também.

Palácios? Ciganos? Como assim? Bem, nessa vizinhança cigana, eles resolveram que o tamanho da casa é sinal de dignidade e orgulho.

Se parece um pouco com a nossa cultura, se parar pra pensar bem. Só que eles levaram muito a sério e começaram a construir palácios gigantes, com estátuas brancas de 3 metros, portões com emblemas, colunas gregas que ultrapassam os dois andares de altura, e réplicas de edifícios famosos, como o Teatro Bolshoi e o Capitólio.

7) Trens Precisam Ser “Içados” Para Entrarem na Moldávia

Doido, mas verdade. Na época da União Soviética, Estaline resolveu dificultar qualquer tipo de invasão militar, principalmente alemã, e entrada de produtos ilegais, principalmente drogas, na comunidade socialista.

A solução foi mudar o tamanho e a largura dos trilhos dos trens nas fronteiras, pois assim os vagões teriam que ser levantados e postos sobre rodas que coubessem nos trilhos novos.

Hoje em dia já não se encontra tanto desse problema por aí, mas na fronteira da Romênia com a Moldávia (linha Bucareste-Chisinau), ainda se perde um bom tempo nesse processo.

Encontramos algumas pessoas que queriam porque queriam pegar essa linha para poder dar uma olhada nessa curiosidade. Nós viajamos de ônibus mesmo.

8) Campos Infinitos de Girassol

Algo que chama muito a atenção na Moldávia é a quantidade de plantações de girassol. A estrada é linda, toda amareladinha, a perder de vista. Consome-se muito óleo e semente da flor no país.

Na Romênia, o país vizinho, também podem ser vistos esses campos. Se for na época certa, claro. Chegamos em julho e estavam todos os girassóis virados pra cima e felizes. Já em agosto, via-se muitos apagados.