Este ano, não se esqueça de ir a...

20/01/2017

... PARIS para ver o renovado Museu Picasso (o mais impressionante em todo o mundo) e a recém-inaugurada Fundação Louis Vuitton, desenhada por Frank Gehry.

... LONDRES na primavera, quanto mais não seja para ir ao Victoria & Albert Museum ver a exposição Natureza Selvagem, com a obra do estilista Alexander McQueen, que promete ser um dos acontecimentos da temporada.

... CABO VERDE por causa do sol, das praias, da música, da cultura, das lagostas e, já agora, para celebrar, em julho, os 40 anos da independência.

... PILSEN para ver as celebrações da Capital Europeia da Cultura 2015 e, claro, provar a cerveja que, desde a República Checa, se tornou famosa em todo o mundo.

... MEMPHIS porque se celebram os 80 anos do nascimento de Elvis Presley e as comemorações prometem fazer desta cidade o centro dos Estados Unidos especialmente em Graceland, a mansão do "rei".

... PRÍNCIPE para experimentar a sensação de descobrir uma das últimas ilhas virgens e inexploradas do planeta, com uma população surpreendentemente feliz e calorosa. E que fala português!

... BAGAN porque a antiga cidade religiosa da Birmânia, onde se concentram mais de 2000 templos, proporciona um dos melhores cenários para se ver o Sol nascer e a por-se no horizonte. Mágico!

... LIMA para comprovar a razão porque a capital do Peru é hoje uma das capitais gastronómicas do mundo. E, depois, aproveitar para ir ver as ruínas de Machu Picchu, claro.

... MANAUS para sentir o que é aterrar no coração da selva amazónica, ver o encontro das águas entre os rios Negro e Solimões, e explorar um pouco do "pulmão" do planeta, num dos locais mais recônditos do Brasil.

... CIDADE DO CABO para perceber porque cada vez mais gente diz que esta cidade sul-africana é a mais bonita do mundo, com um perfeito encontro de culturas e tradições, num cenário sem paralelo.

... XANGAI para sentir o pulsar da China mais moderna e frenética, onde os edifícios parecem crescer da noite para o dia. E, ao mesmo tempo, poder recuar alguns séculos, e regressar à China tradicional, com uma simples visita às aldeias dos arredores.

... TÓQUIO para ir ver o enorme e famoso Mercado do Peixe de Tsukiji, antes que as obras para os Jogos Olímpicos de 2020 o descaracterizem e transfiram para outro local.

... TORONTO para perceber como a cidade canadiana, que vai receber, em 2015, os Jogos Pan-Americanos, é um exemplo de convivência e multiculturalidade.

... SALISBURY porque foi nesta cidade inglesa que, há 800 anos, foi assinada a Magna Carta e, já agora, para ir visitar o monumento megalítico de Stonehenge, que fica nas suas imediações.

... ABU DHABI para assistir à inauguração, na capital dos Emirados Árabes Unidos, do novo Museu do Louvre, na sua primeira experiência de internacionalização fora de França, num edifício de Jean Nouvel, que promete tornar-se icónico.