Dicas que precisa de saber antes de visitar Amesterdão!

21/09/2018

Amsterdam, Amesterdão ou Amesterdã é a capital dos Países Baixos, mais conhecido por Holanda. Amesterdão é a  cidade das bicicletas, das coffe shops, do letreiro I AMsterdam, dos canais, da Red Light, da casa de Anne Frank, do Museu Van Gogh e um ponto de visita obrigatório em qualquer Eurotrip. Aproveite as nossas dicas de viagem Amesterdão e desfrute a cidade ao máximo!

Festas em Amesterdão

Que é como quem diz: “quando visitar Amesterdão?” O Carnaval em Amesterdão é épico, assim como as festas do King’s Day, antes Queen’s Day, um dia de festa dedicado ao monarca holandês, onde todo o país se veste de cor-de-laranja e onde tudo, mas tudo é permitido! Em 2018, o King’s Day de Amesterdão celebra-se a 27 de abril!

O primeiro bar da ressaca na Europa

Amesterdão é a primeira capital da europeia a ter um bar para ressecados. Antes de entrar, medem-lhe o nível de alcoolemia e caso acuse álcool deixam-lhe entrar! Lá dentro o sonho de todo o ressacado: oxigénio para purificar, camas, as suas series favoritas, comida e bebidas vitaminadas e até massagens.  O nome do bar? Hangover Bar

Autocarro, metro, bicicleta, barco ou caminhar?

Quanto aos transportes em Amesterdão, digamos que há de tudo! Os transportes públicos são muito bons, pontuais e com uma rede eficiente, porém, aqui quem manda são os ciclistas – já pensou em alugar uma bicicleta em Amesterdão?  A capital dos Países Baixos é uma cidade pequena, onde as principais atrações estão concentradas, podendo caminhar facilmente para chegar às várias atrações.

Street Art Amesterdão

Como acontece em tantas outras cidades europeias, a street art é uma forma de expressão artística, que  já faz parte da identidade da cidade. O mesmo acontece aqui, onde encontrará belos exemplares desta arte urbana passeando pelas ruas (e canais) de Amesterdão.

Adquira um bilhete com viagens ilimitadas

Vamos fazer as contas e ver como conseguir viagens baratas em Amesterdão? Um bilhete custa 2.90 euros. O diário custa 7.50 euros e o bilhete para sete dias, 33 euros! Os bilhetes GVB, a empresa de transportes holandesa, podem ser usadas no autocarro e no metro.

Nem todos os sítios aceitam cartões de crédito não holandeses

Muitos restaurantes, lojas e bares em Amesterdão não aceitam cartões de crédito (ou débito) que não sejam holandeses. A regra não se aplica ao multibanco.

Gorjeta na Holanda

Em Amsterdam, dar gorjeta é comum e também edicado. O recomendado é 10% do valor total a pagar.

Concertos e espectáculos gratuitos

Depois de reservar o voo para Amsterdão, comece a pesquisar atividades grátis na cidade. Desde exposições, a espectáculos de teatro, é uma cidade com muitas opções. Caso goste de m?uica clássica, pesquise no site Concertgebouw por concertos gratuitos.

Almoce como um holandês. Seja um holandês!

E isso significa ir até ao parque de bicicleta, mesmo durante o trabalho. No entanto, antes há uma paragem obrigatória pelo super-mercado. O Aldi, o Lidl ou o Albert Heijn. Vai sempre encontrar uma secção destinada a comidas rápidas, bem ao espírito to go, com saladas, sanduíches e muito mais. A maioria dos supermercados tem até um microondas onde pode aquecer a comida!

Street Food

Ou experimente um dos vários locais de comida de rua em Amesterdã. Os holandeses são muito orgulhosos das suas batatas fritas e se quer entrar numa animada discussão com um holandês, basta insinuar que as batatas fritas belgas são melhores… tem coragem?!

Sobre os Stroopwafels

Deixe-nos falar dos “stroopwafels”. Lembre-se das velhinhas bolachas “belgas”? Agora pense nelas, mas em melhor e em dobro E no meio uma deliciosa calda. Há-os por todo o lado e normalmente são servidos ainda quentinhos!

Onde sair à noite em Amesterdão?

O difícil é mesmo escolher? Há vários clubes, bares e discotecas. Do house ao electro, do rock ao pop, aqui encontrará de tudo! Assim como várias festas por toda a cidade. Aqui ficam algumas sugestões: Chicago Social Club, Club Air ou Closure.

Compre os bilhetes para os museus de Amesterdão com antecedência

Não desperdice tempo em filas intermináveis! Reserve os bilhetes online e com antecedência. E não se preocupe, mesmo que compre online, poderá beneficiar dos vários descontos – para jovens, para grupos, etc.

Os nossos museus em Amesterdão favoritos: A Casa de Anne Frank e o Museu Van Gogh

Das várias atrações e museus em Amsterdam, estes dois museus são os nossos favoritos na capital holandesa. A Casa Anne Frank está cheia de memórias, mensagens e informação histórica que ninguém deverá esquecer! Quanto ao Museu Van Gogh apresenta uma das mais completas colecções deste autor. Depois diga-nos se gostou!

Ir a Noord Island

Poucos são os turistas que visitam esta zona… o que a torna ainda mais apetecível! Além disso, a área está cheia de pequenos bares e cafés e (prepare-se!) é casa de um dos maiores mercados da Europa! Uma espécie de Feira da Ladra, só que em maior!

As coffee shops em Amesterdão

Assuma, das primeiras coisas que pensa quando se fala da capital dos países baixos é em cannabis. Apesar de ser legal, recorde-se que não pode fumar na rua, nem comprar. E mesmo nas coffe shops, o consumo de alcóol e marijuana não é permitido. Estes cafés são bem mais do que espaços de consumo, aqui pode ler, trabalhar e, o melhor de tudo, jogar! Muitas coffe shops têm vários jogos de tabuleiros à sua disposição!

Os parques de Amesterdão

Se o sol sai, os holandeses também. Os parques enchem-se de grupos de amigos e famílias, que convivem animadamente, à volta dos seus barbacues – em várias lojas pode encontrar uma especíe de kit barbacue, com tudo o que precisa, para fazer o seu próprio churrasco.

“Ik spreek geen Nederlands”

Tradução: “eu não falo holandês”. Não saber o idioma local pode ser um problema em muitos países, mas não na Holanda. O inglês é quase uma segunda língua e todos os habitantes são ou parecem ser fluentes. Além disso, Amesterdão é uma das capitais mais cool da Europa, conhecida pela sua multiculardidade e diversidade.

I AMsterdam

A tão famosa estrutura de letras gigantes está situada junto ao museu Rijksmuseum (um must see de Amesterdão) e é aquele local icónico, onde todos fotografam e são fotografados – um bom local para enriquecer o seu Facebook e o seu Instagram!

Passeios de barco

Amesterdão é composta por mais de 100 km de canais, cerca de 90 ilhas e 1500 pontes (mais coisa, menos coisa!). Pelos canais há vários, barcos, havendo inclusive quem viva nos barcos. Aproveite para um passeio pela cidade, num dos vários tours organizados pelos canais da capital.