Filipinas: dicas para viajar pelo país!

25/01/2018

As Filipinas já tinham ganho meu coração antes mesmo de eu ir e depois que fui, só posso dizer que me apaixonei! Eu gostei tanto que seria capaz de voltar pra lá este ano de novo e ficar ainda mais tempo. Aliás, isto é uma certeza que eu tenho: ainda vou voltar às Filipinas.

Dono de uma natureza exuberante distribuída em mais de 7.000 ilhas (7.107 pra ser mais precisa) , é impossível não ficar encantada por este belo país. Arrisco a dizer que é um dos destinos mais lindos que já conheci no mundo!

Já conheci lugares extraordinários, mas Deus caprichou nos detalhes quando criou as Filipinas…

Para começar, as praias estão entre umas das mais lindas do mundo e são a principal atração do país, tanto que em 2014, a revista Condé Nast Traveller elegeu uma ilha filipina, El Nido, como a ilha mais bonita do mundo! Claro que eu fui lá ver…

Mas não são “só” as praias , embora só a beleza delas justifiquem a visita ao país, as Filipinas têm uma enormidade de cachoeiras surreais, lagos de um azul tão profundo que parece que voamos na água, uma vida marinha de deixar qualquer expert em mergulho encantado, comida saborosa e preços muito baixos…

Sem contar com a possibilidade de viver experiências que não vive em nenhum outro lugar do mundo, como por exemplo, mergulhar para chegar a uma praia secreta no meio do oceano, fazer canyoneering por um rio lindo ou a de nadar com tubarões-baleia, o maior peixe do mundo.

As Filipinas é um conglomerado de ilhas localizado no Sudeste da Ásia e é dividida basicamente em 3 grupos de ilhas: Luzon, Visayas e Mindanao. Em Luzon é onde está a capital do país, a gigante e populosa Manila.

As ilhas Visayas são onde estão a maioria das ilhas turísticas do país e foi lá visistei as ilhas de Boracay, Palawan e Cebu.

O clima e quando ir

As Filipinas tem basicamente 2 estações: a seca (que vai de Dezembro a Abril) e que é a alta temporada e a das monções tropicais (que vai de Junho a Novembro), tendo os meses de Julho a Setembro como sendo os mais propícios aos tufões. E nas Filipinas eles são muitos.

Eu viajei pra lá no final do mês de outubro/15 e fiquei com receio de me deparar com um tufão. Isto poderia estragar as minhas férias. Felizmente tivemos ótimos dias de sol em todas as ilhas. Só choveu um dia, em Oslob, no último dia da nossa viagem. Foi forte, mas rápido.

Moeda e preços: A moeda oficial do país é o Peso Filipino (PHP) .

Nós levamos tudo em dólares e fomos trocando por pesos aos poucos. A melhor cotação que encontramos na viagem toda foi no Aeroporto de Manila e a pior, foi numa casa de câmbio que tem no aeroporto de Boracay.

Com exceção de alguns trechos aéreos, o preço das coisas nas Filipinas é muito barato.

Eletricidade: 220 volts

Comida: A comida nas Filipinas tem o arroz como ponto central. Eles são um dos maiores produtores de arroz do mundo e ainda assim precisam importar mais frente ao enorme consumo.

Além do arroz, come-se muitos frutos do mar, mas também frango, carne e porco. O Adobo é o prato típico deles e é um cozido que pode ser também de carne, frango ou porco. Comi o pastel de adobo assado e adorei! Por causa do calor, eu acabei por comer mais frutos do mar, que adoro e deixei os pratos mais pesados para uma próxima. Lulas, camarões, lagostas…

A manga também é muito consumida, assim como o coco. Eles fazem um shake com estas frutas que é sensacional. O melhor mango shake que bebi na vida foi no nosso hotel em Boracay. Simplesmente divino. A manga é doce, suculenta, deliciosa!

Outra bebida típica é o sumo de Calamansi, que é uma frutinha parecida com limão, mas muito miudinha e azeda. O sumo é muito bom e refrescante. Bebi vários.

O balut é outro alimento típico e é um ovo de pato com embrião do bichinho já bem desenvolvido, por sinal. Não tive coragem! É muito exótico pro meu paladar ocidental.

Idioma: Os idiomas falados são o Tagalog e inglês. Quase todo mundo fala inglês, don´t worry!

Já Agora: Salamat Po em tagalog quer dizer, “obrigado”

Boa Viagem!