Escócia - Rota do Whisky

17/10/2017

Explore a rota do whisky na Escócia

A Escócia é um destino que tem ganhado destaque na Europa. Rica em história e paisagens pitorescas, guarda também a produção do tradicional whisky, com cinco regiões produtoras: Campbeltown, Highlands, Lowlands, Speyside e Islay. Uma das atrações da rota do whisky na Escócia é a Scotch Whisky Experience.

São mais de 100 destilarias em funcionamento em todo o país, com cerca de 40 delas concentradas em Speyside. Por isso, visitar a região é a opção ideal para os amantes da bebida. É possivel orçamentar um roteiro regularmente com acompanhamento do especialista em bebidas, com passagem também por Edimburgo, visitas a seis destilarias, passeios a castelos e visita à Scotch Whisky Experience.

Chegando pelo aeroporto de Inverness, capital da famosa região das Highlands, uma boa opção é se hospedar em Elgin, cidade bem localizada para explorar Speyside, onde não faltam opções de destilarias para visitar. Tudo vai depender do seu tempo de viagem e disposição. Algumas das que não podem ficar de fora da sua lista são: Strathisla, conhecida como “a Casa de Chivas”; Glenfiddich, que por muitos anos foi a marca de single malts mais vendida em todo mundo e ocupa hoje a segunda posição; Glen Moray, pioneira na maturação em barris que já tiveram outras bebidas; Macallan; Cardhu, que destina cerca de 75% de sua produção para a linha Johnnie Walker; e Glenlivet, detentora do título de marca mais vendida de single malts em todo o mundo e conhecida por sabores suaves e florais.

Nelas, o visitante será apresentado aos termos básicos que permeiam a produção de um whisky e, claro, degustará produtos de cada uma delas. Por isso, para deslocar-se na região, é aconselhável contar com uma van com guia. Entre uma destilaria e outra aproveitar os percursos para visitar pontos como o Knockando Wool Mill, um antigo moinho de lã que produz os tradicionais tecidos na estampa Tartan da Escócia, e o Castelo de Ballindalloch, rico em história e jardins florios, são paradas que valem a pena..

Em Edimburgo, as maiores atrações da cidade são a Igreja de St. GillesCastelo de Edimburgo e a Scotch Whisky Experience, sendo esta última uma atração imperdível para quem está traçando a rota do whisky. Após algumas explicações animadas, conduzidas por um holograma de um “Ghost Host”, é possível apreciar a maior coleção de garrafas de whisky do mundo, com mais de 3500 exemplares diferentes. Após a visita, há a tradicional degustação de alguns rótulos.

Continuar a experiência pelos pubs da cidade é uma pedida certa. O The White Hart Inn, o mais antigo da cidade – aberto desde 1516 -, ou o The Last Drop Pub, ambos situados no Grassmarket, são ótimas opções. Para os que quiserem esticar a viagem, há a opção de incluir a visita às demais regiões produtoras de whisky da Escócia ou, ainda, aproveitar para esticar nos países ao redor, como Inglaterra e Irlanda. Não deixe de reservar seu hotel na Escócia por aqui, garantimos bons preços.