Malta

17/10/2017

CAPITAL: La Valletta        

 

PONTOS DE INTERESSE: Fortificações e cidade velha de La Valetta| Popeye Village | Ilha de Gozo 

MOEDA: Euro (EUR)

 

VACINAS: O sistema de saúde obedece aos padrões europeus.

É conveniente ter seguro de saúde ou obter o CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença).

 

VISTO: Para os cidadãos da União Europeia é suficiente o bilhete de identidade.

Malta é parte do Espaço Schengen.

 

Malta é um país desenvolvido no sul do continente europeu e consiste em um arquipélago situado no Mar Mediterrâneo, 93 km ao sul da ilha da Sicília  (Itália) e 288 km a nordeste da Tunísia  (África), 1 826 km a leste de Gibraltar e 1 510 quilómetros a oeste de Alexandria.

Malta abrange uma área terrestre de 316 km², tornando-se um dos menores países da Europa, possuindo também a terceira maior densidade demográfica do continente. A sua capital é Valeta e a maior cidade é Birkirkara.

Inúmeras baías ao longo da costa maltesa oferecem bons portos. A paisagem é constituída por baixas colinas com campos. O ponto mais alto em Malta é o Ta’Dmejrek, com 253 metros de altitude perto de Dingli.

 

A visitar…

Malta assumiu uma importância histórica pela sua posição estratégica no Mediterrâneo e pelos seus portos naturais. A ilha principal de Malta tem uma paisagem geográfica de montes baixos e uma linha costeira dentada com várias praias e angras. Dois terços da população vive na região de Valletta.

O arquipélago de Malta tem um clima tipicamente mediterrânico, com Inverno suave e chuvoso, e Verão muito quente e seco. A melhor altura para visitar o país é entre Março a Junho (água do mar a 23ºC e temperaturas amenas), já que em Julho e Agosto o calor poderá excessivamente alto. Em contrapartida, a temperatura da água do mar sobe aos 26ºC.

Um dos locais na ilha mais procurados pelo turismo, é St. Julian’s Bay.

A noite de Malta é excitante e única, essencialmente porque há tantos clubes noturnos, discotecas, bares e pubs tão próximos uns dos outros. Sair à noite em Malta também é sinónimo de discotecas ao ar livre que são extremamente populares nas Sextas e Sábados e oferecem aos viajantes em Malta uma nova experiência. E desfrutar da fascinante vida noturna Maltesa é ainda melhor se tivermos em conta que este é um dos países mais seguros do mundo.

As áreas onde a diversão noturna de Malta é mais vibrante são em Paceville e St Julian’s Bay, a cinco minutos a pé uma da outra, no Norte de Malta. St Julian’s Bay é um lugar muito simpático onde se contruíram muitos resorts turísticos e hotéis de cinco estrelas. Paceville não é propriamente uma vila mas uma zona de lazer, situada entre Spinola Bay e St George’s Bay. Por ali perto ainda encontramos Sliema, um sítio tranquilo para passar umas horas a apreciar uma versão mais calma da noite de Malta e desfrutar da vista sobre os barcos ancorados na baía e Valletta (à distância).

A noite em Malta começa extremamente cedo, por volta das 22.30h. Apenas uma hora mais tarde, já os clubes noturnos estão praticamente cheios. Normalmente, é melhor sair ao fim de semana. Prove as cervejas locais Cisk e Hopleaf. Experimente também o refrigerante local, chamado Kinnie, uma mistura de laranjas amargas e ervas aromáticas com vodka. Divirta-se e explore a vida noturna vibrante de Paceville.

 

La Valetta

A cidade La Valetta, capital do país, foi um importante ponto de passagem das rotas comerciais do mundo antigo. Dominada desde meados do século XVI pelos cavaleiros cruzados de S. João, corresponde à concepção militar dessa ordem. É constituída totalmente por muralhas e abrange uma extensão de 56ha. O do Forte de São Telmo, alberga o Museu da Guerra e servia para proteger a entrada dos portos de Marsamxett e o Grande Porto. É de destacar o Palácio do Grande Mestre, com a sua Sala de Armaduras, actualmente palácio presidencial.

A Catedral da Ilha, é um dos locais imprescindíveis de visita. A antiga igreja conventual de São João Baptista, actualmente a desempenhar funções de Catedral da Ilha, começou a ser construída em 1573.

Popeye Village

Popeye Village , também conhecido como Sweethaven Village, é um grupo de edifícios de madeira rústica e em ruínas localizados em Anchor Bay , no canto noroeste da ilha mediterrânea de Malta, próximo da vila de Mellieha. Foi construído para o filme produzido em 1980 de Popeye , pela Paramount Pictures e Walt Disney Productions. Hoje é aberto ao público como um museu ao ar livre e complexo de entretenimento familiar.

Ilha de Gozo

Gozo é uma ilha no Mar Mediterrâneo, parte da República de Malta, e a segunda maior ilha em extensão territorial do arquipélago que forma aquele país. Um paraíso para amantes de  mergulho.