Cayo Coco, o Paraiso de Cuba!

31/08/2017

As praias de Cayo Coco, arquipélago da Província de Ciego de Ávila, são esplêndidas: têm um mar calmo, quase parece uma piscina gigante, a areia é branca e as gaivotas fazem violentos mergulhos em busca de comida. Dominada por praias e resorts, esta ilhota é ideal para descansar e esquecer tudo o resto.

A ilha de Cayo Coco ocupa cerca de 370 quilómetros quadrados, é um lugar paradisíaco, possui 22 quilómetros de praias e destaca-se pelo seu alto grau de conservação do ecossistema. Sendo uma privilegiada reserva da flora e da fauna cubanas, Cayo Coco é o habitat natural de diversas aves como o flamingo rosado.

Este destino turístico, bem menos conhecido do que outras zonas da ilha, como Varadero ou Cayo Largo, permaneceu inexplorado de actividades turísticas, até 1990, quando uma estrada, metade para o mar e metade ao longo dos pântanos, permitiu a comunicação da terra e à exploração desse santuário natural da flora e da fauna. Até aquela data, o único acesso era feito pelo mar.

Clima:

Subtropical, quente e húmido. A temperatura média varia entre os 26° e os 30° C. A estação das chuvas tem início em Maio e prolonga-se até Outubro.

Vestuário:

Leve roupas leves e frescas. Os óculos de sol e os protectores solares são indispensáveis, já que o sol é muito intenso.

A não perder:

Uma parte da essência de Cuba encontra-se nos aromas, sabores e ritmos latinos. Os famosos charutos, conhecidos como puros cubanos, são um símbolo do país que vale a pena experimentar ou trazer de recordação. Também não pode deixar de experimentar o mojito ou um daiquiri .

Em Cayo Coco, pode usufruir da praia e da sua barreira de corais para nadar, mergulhar e observar a vida marinha.

Não pode deixar de visitar a Playa Flamencos, considerada uma das melhores da ilha e em que a água dificilmente ultrapassa os joelhos, mesmo a 200 metros de distância da areia. Se preferir um lugar mais restrito, experimente a impressionante Playa Prohibida, cercada por dunas que atingem os 14 metros de altura. Faça também uma visita à pequena vila de Guira, fundada no início do século XX e que ainda hoje conserva as tradicionais casas.

Informações gerais:

Documentos: Passaporte (validade mínima de seis meses) e visto obrigatório.

Moeda: Peso cubano. Procure levar euros em moedas, evitando os Travellers Checks e o American Express. Os restantes cartões de crédito serão aceites desde que não sejam emitidos por bancos norte-americanos.

Idioma: Espanhol

Taxas de aeroporto: Ao efectuar a reserva, deverá pagar as taxas de aeroporto.

Taxas locais: À saída do país deverá pagar taxas.

Voltagem eléctrica: É de 110 volts e as tomadas são de cavilha plana. Não se esqueça de levar um transformador.

Diferença horária: - 5 horas.

Gorjetas:Não estão incluídas no serviço de bares e restaurantes. Deverá calcular cerca de 10 por cento sobre o valor total da conta. É costume dar-se gorjeta aos bagageiros e ao pessoal de serviço do hotel.