Cancún: Para os amantes de sol, mar e tequila!

23/02/2017

Situada na península do Iucatão, na costa sudeste do México e banhada pelo mar das Caraíbas, a zona balnear de Cancún remete-nos para uma obra de arte tropical: a água exibe infinitas gradações azuis, repletas de peixes coloridos e recifes de coral, quedando-se em areias de textura fofa e cor branca, de onde “saltam” palmeiras que dançam ao sabor do vento.

Cancún possui uma infraestrutura hoteleira imensa que consolida este popular destino como um verdadeiro especialista em proporcionar conforto, relaxamento, diversão e aventura para aqueles que optam por ver e conhecer as maravilhas desta terra.

À sua volta localizam-se centros arqueológicos importantíssimos como, por exemplo, as reservas naturais de Tulum e Xcaret e Xel-Ha, nas quais pode praticar diversas atividades e vários desportos náuticos, os quais convertem esta estância num encontro íntimo com a natureza e a magia das paisagens terrestres e marinhas. Além disso, é possível, a partir das suas margens, encetar um passeio até às lsla Mujeres e Cozumel, situadas no mar do Caribe.

Em Cancún não há espaço para o tédio, e desde que o sol nasce até que se põe no horizonte, são múltiplas as opções que dizem respeito aos lugares a visitar e a coisas para fazer. No centro da cidade existem vários espaços comerciais, de diversão e desportivos, adaptados aos mais diversos gostos e necessidades dos visitantes, que raramente perdem uma oportunidade de percorrer a Avenida Kukulcan, que liga a zona hoteleira ao centro, local onde pode visitar alguns sítios arqueológicos, marcados, ainda que à distância, pela tranquilidade da presença do mar.

À noite, a diversão continua nos locais noturnos, entre espetáculos e restaurantes, que permitem passar momentos divertidos com a família ou amigos. Sem dúvida, que aqueles que se aventuram por este destino serão surpreendidos pela imensa riqueza cultural, ecológica, histórica e gastronómica.

Monumentos históricos importantes

Fuente Diálogo Norte-Sur

Foi edificada em outubro de 1981, para celebrar a Reunião de Presidentes, sendo hoje um lugar de encontro dos habitantes de Cancún. No passado, este monumento mais não era do que um conjunto de figuras de ferro sem forma nem estilo, conhecido por Insectronic.

Fonte de Kukulcán

Localiza-se na avenida com o mesmo nome e possui as seis cabeças da serpente emplumada conhecida como Kukulcán (divindade dos Maias que representava os ventos). Outro detalhe que vale a pena sinalizar é que estas cabeças têm como ponto de orientação os quatro pontos cardeais.

Monumento à História do México

Foi desenhado pelo escultor Ramón de Lázaro Bencomo e tem como principal missão representar a história do México enquanto nação. Ali se encontram perpetuadas as personagens de maior relevância do México.

Monumento em homenagem a José Martí

Faz referência a este excelente poeta cubano e foi batizado pelo povo com um nome peculiar Los Plátanos (ou seja, As Bananas).

Esplanada da Bandeira

No final da década de 90, foi hasteada, pela primeira vez, a bandeira mexicana neste local, pelo presidente Ernesto Zedillo. A bandeira que ondula neste pendão tem umas dimensões tão grandes que pode ser vista da parte central de Cancún até à Isla Mujeres.

Palácio Municipal

Sede do poder jurídico e da estação. Aqui também está instalada a Radio Ayuntamiento. À frente, localiza-se a Plaza de la Reforma, lugar utilizado para realizar as atividades cívicas da cidade, as feiras locais e os desfiles, além da estátua do ex-presidente mexicano Benito Juárez García.

Mirador

Igualmente conhecido como Playa Delfines, este local é uma das atrações mais bonitas dignas de serem apreciadas em Cancún, permitindo-lhe desfrutar das águas desta bela praia mágica e encantadora.

Atrações a não perder!

Ballet Folclórico

Jantar, danças típicas de diversas regiões do México, acompanhadas de músicas dos mariachis e o colorido dos trajes tradicionais.

Noite Caribenha

Viaje de barco para uma verdadeira festa caribenha, onde poderá desfrutar de toda magia das Caraíbas, com muita música, danças, jogos e brincadeiras.

Jungle Tour

Passeie pela lagoa de Cancún com jet-skys durante duas horas e meia, entre os canais e recifes de corais.

Wet ‘n Wild

Esta famosa cadeia de parques aquáticos está presente também em Cancún com seus incríveis tobogãs gigantes.

Desportos aquáticos

Jet-sky, snorkel, windsurf, lancha, caiaque, lancha, veleiro e muito mais.

Onde ir

Chichen-Itza

Centro arqueológico da cultura Maia. Localizado no centro da península do Iucatão, pode ver as pirâmides de Kukulcan. Fica a 170 quilómetros de Cancún e foi classificado como Património da Humanidade pela Unesco. O complexo data do século V e, segundo dizem, foi construído para abrigar os líderes religiosos do povo, além de servir como calendário. A pirâmide de 30 metros de altura é o grande cartão-postal do local, que também acolhe ruínas de um observatório de astronomia, um campo de futebol e uma espécie de palácio.

Um paraíso gourmet

Cancún não é apenas reconhecida pelas excelentes opções de restaurantes que oferece aos seus visitantes, começando já a estabelecer tendências gastronómicas, visto contar com matéria-prima de primeira qualidade para originais criações culinárias. Assim sendo, em 2011, a UNESCO classificou a gastronomia mexicana como Património da Humanidade, pelo seu sabor e pela arte na preparação das receitas, além dos sabores, das cores e dos aromas, qual deles mais atraente e exótico, naquela que é, afinal, uma herança das práticas dos antigos povos que fundaram a cultura mexicana – olmecas, maias e astecas –misturada com a culinária europeia – espanhola, francesa e austríaca.

Os povos ameríndios baseavam a sua alimentação no milho – cereal oriundo do atual território do México –, no feijão e em algumas ervas. Dos astecas chegaram até aos nossos dias iguarias confecionadas em todo o mundo por chefs mexicanos, de que são exemplo as tortillas. Mais tarde, os colonizadores acrescentaram arroz, carne, salsa, canela, pimenta e outras especiarias. Face a uma evolução natural e histórica, o grande símbolo da gastronomia mexicana atual é a salsa, passando os ingredientes fundamentais, além do milho e do feijão, por: abacate, tomate e pimenta, entre outros. Existe também uma variedade de molhos e os conhecidos moles, quase sempre picantes, que misturam chili, tomate, sementes de abóbora, carne, nozes, especiarias e gergelim. Além do gosto picante, a culinária mexicana explora os paladares mais açucarados, criando iguarias agridoces com amêndoas, passas ou caramelo nos molhos salgados.

Artesanato local

Joias de prata, bijutaria feita com conchas do mar e ossos de animais marinhos, chapéus mexicanos, os chamados sombreiros de charro, mantas, tecidos manufacturados e figuras de barro que representam os deuses maias, são alguns dos artigos artesanais típicos do México que pode adquirir em Cancún. O local mais popular para comprar artesanato, quase sempre feito pelos habitantes da região, é no mercado 28, situado no centro de Cancún, que se tem convertido num ponto de encontro cultural entre os turistas.

Informações

Moeda

Peso mexicano

Idioma

Espanhol

Documentos

Passaporte

Fuso horário

+ 6 horas

Voltagem

110 V, com tomadas tipo americano, de cavilhas planas. Necessita de um adaptador.

Clima

Possui um clima tropical húmido. As temperaturas oscilam entre 20º C a 30º C ao longo do ano. Os meses mais secos são março e abril, com apenas dois ou três dias de chuva. Os meses de chuva decorrem entre agosto e novembro.