É assim que se festeja o Carnaval pelo mundo!

24/02/2017

O Carnaval é celebrado das mais diferentes formas pelo mundo inteiro. Se pensa que apenas Portugal, Brasil ou Veneza têm Carnavais com tradição, originalidade e euforia, está enganado.

Se por um lado, nas Caraíbas os ritmos são latinos e as bailarinas sambam pela rua, em Nice atiram-se flores aos espetadores, num espetáculo único.

Por exemplo, no Quebeque, Canadá, o Carnaval está relacionado com o inverno e com o frio, e são diversos os desportos de neve que o público pode experimentar.

1. Basileia, Suíça

O Carnaval de Basileia é chamado de Basler Fasnacht e, ao contrário da maioria, começa na segunda-feira seguinte à quarta-feira de cinzas, às quatro da manhã. As celebrações duram exatamente 72 horas (acabam às quatro da manhã de quinta-feira). Durante este tempo, os Fasnächtler (participantes no Carnaval) invadem as ruas do centro histórico de Basileia e atiram confetis aos espectadores (uma tradição que pode ver-se também em Portugal, por exemplo, mas que teve origem nesta cidade suíça). As paradas, que acontecem durante as tardes de segunda e quarta-feira, têm o nome de Cortège.

2. Goa, Índia

O Carnaval de Goa tem como origem a tradição católica levada pelos portugueses para a Índia, no século XVI. É celebrado durante quatro dias (de sábado até terça-feira gorda), sendo um dos eventos mais aguardados do ano. Há festas pelas ruas da cidade, onde a população mascarada festeja diversas culturas, religiões e crenças. Para além disso, há também cerimónias religiosas e a famosa procissão do King Mono (Rei do Caos), onde as pessoas atiram água colorida para as multidões que assistem ao desfile.

3. Binche, Bélgica

Em Binche, a 60 quilómetros de Bruxelas, celebra-se todos os anos o Carnaval no domingo, segunda e terça-feira gorda. Durante estes três dias, há desfiles e festas nos bares. Mas é na terça-feira que cerca de mil homens mascarados, chamados «Gilles», correm pela cidade e afastam os maus espíritos, atirando laranjas aos espectadores. Este Carnaval foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

4. Maastricht, Holanda

Maastricht é a capital do Carnaval na Holanda. Durante três dias (de 26 a 28 de fevereiro), o Príncipe do Carnaval controla a cidade, juntamente com os seus súbditos (todos aqueles que querem celebrar o Reino dos “Tolos”). Nas ruas, veem-se milhares de pessoas mascaradas, que andam de bar em bar a cantar e a beber.

5. Nice, França

É um dos maiores Carnavais do mundo e atrai milhares de pessoas. Este ano o Carnaval de Nice, cujo tema é “o Rei da Energia”, teve início no dia 11 de fevereiro e prolonga-se até ao próximo dia 25. Há desfiles com carros alegóricos, desenhados de acordo com o tema, e as famosas paradas de flores, que percorrem as ruas da cidade.

6. Nova Orleães, EUA

Mais conhecido por Mardi Gras, o Carnaval de Nova Orleães é um dos mais emblemáticos do mundo. Apesar de as celebrações terem início em janeiro, é de 24 a 28 de fevereiro que a cidade é invadida por multidões mascaradas que anseiam pelas paradas durante o dia e pelos bailes que acontecem à noite. Os krewes (clubes sociais locais) desfilam nos carros alegóricos e convidam as pessoas a divertirem-se com eles.

7. Patras, Grécia

As celebrações do Carnaval de Patras, que este ano têm como tema a crise e a situação política grega, acontecem no fim-de-semana antes da terça-feira gorda. O Carnaval de Patras é conhecido mundialmente pelos seus carros com bonecos gigantes, que satirizam os políticos ou figuras importantes do país. Na sexta-feira à noite, a população da cidade poderá assistir à Parada Noturna, que dá oficialmente início aos festejos de Carnaval. No domingo à tarde, acontece a Grande Parada, onde milhares de pessoas desfilam pelas ruas mais importantes da cidade, durante quatro horas.

8. Trindad e Tobago, Caraíbas

É costume dizer-se que se os habitantes das ilhas não estão a festejar o Carnaval, estão a prepará-lo. O estilo de música Carybo – originário destas ilhas - começou por ser a música tradicional do Carnaval, mas acabou por ser substituída pela Soca. As rádios e televisões são invadidas por este género musical. Todos os anos, os desfiles acontecem na terça-feira gorda e na segunda-feira anterior. A população veste-se a rigor e festeja pelas ruas das cidades, e há concursos de música calypso e um concurso para eleger o rei e a rainha do Carnaval.

9. Quebeque, Canadá

No Quebeque, o Carnaval está relacionado com o Inverno e com o frio, e as datas podem ou não coincidir com o Carnaval dos outros países, já que em 2017 teve início a 27 de janeiro e o fim a 12 de fevereiro. O primeiro Carnaval de Inverno aconteceu em 1894, tendo como objetivo ajudar as pessoas a aquecerem os corações, através de algumas atividades e festas. Hoje, é um dos eventos mais aguardados da cidade. Durante o dia, há desportos de inverno para experimentar e eventos diversos em que participar. À noite, acontecem as famosas paradas.

10. Colónia, Alemanha

A época de Carnaval começa em meados do mês de novembro, mas é na terça-feira gorda e na quarta-feira de cinzas que as principais celebrações têm lugar. Durante esses dias, há paradas com mais de 75 carros alegóricos e festas em todos os pubs e bares da cidade. Nas ruas, ouve-se «Kölle Alaaf!», um cumprimento típico durante o Carnaval e que, em Kölsch – um dialeto local –, significa «Colónia acima de tudo e todos!».