Punta Cana: Sossego Junto ao Mar!

17/02/2017

É um dos maiores destinos turísticos da República Dominicana, com mais de 50 quilómetros de praias de areias brancas, águas quentes e cristalinas, exuberantes coqueiros e alguns dos melhores campos de golfe a nível internacional. As praias foram classificadas por muitos dos seus visitantes como das melhores do Mundo. Em Punta Cana encontrará, decerto, o resort ou hotel perfeitos para as suas férias, sejam em família, com amigos, para passar uma lua-de-mel inesquecível, praticar golfe, descansar ou, simplesmente, em viagens corporativas ou de trabalho... Aqui encontrará de tudo um pouco.

Todas as infra-estruturas hoteleiras, assim como o aeroporto internacional de Punta Cana, estrategicamante edificado, as imensas opções de excursões e actividades estão unidas, de forma a tornar Punta Cana no destino ideal para descansar, apanhar sol, banhar-se nas águas mornas das Caraíbas e divertir-se ao ritmo do merengue.

Nesta zona também se desenvolveu vertiginosamente o turismo imobiliário, com grandes projectos residenciais e de luxo, muitos deles com campos de golfe muito perto.

O destino preferido pelos famosos

É certo que, nos últimos dez anos, a costa de Punta Cana e Playa Bávaro cresceu imenso devido à construção de enormes resorts e unidades turísticas, considerados como os melhores das Caraíbas. Porém, quem marca férias para Punta Cana ou para Playa Bávaro deve saber que são destinos perfeitos para descansar e desfrutar das praias paradisíacas, pois, nas regiões mais próximas, vive apenas gente muito humilde e não existe nenhuma atracção cultural relevante. Contudo, na cidade de Higuey, situada a cerca de 50 quilómetros da Costa do Coco, está situada a Igreja de Nossa Senhora de Altagracia, santa padroeira do povo dominicano e um grande centro de peregrinação para a população, que, geralmente, é alvo de curiosidade por parte dos turistas.

Por outro lado, esta zona também sofreu um grande desenvolvimento graças aos famosos que costumam passar aqui as suas férias. Por exemplo, o cantor Julio Iglesias e o estilista dominicano Oscar de la Renta investiram muito nesta região e são co-proprietários de uma grande parte de Punta Cana e do seu aeroporto. Oscar de la Renta, apesar de viajar frequentemente para Europa e Estados Unidos da América, passa grandes temporadas na sua mansão, que construiu em Los Corales.

Onde ir

Casa-Museu de Ponce de León: De arquitectura medieval, é um pequeno palacete, construído por Juan Ponce de León, na região de San Rafael de Yuma, há cerca de 500 anos. Viveu aqui com a mulher, Leonor, e os quatro filhos, tendo desenvolvido um negócio próspero de exportação de madeiras. Mais tarde, foi para Porto Rico, onde chegou a ser governador.

Higuey: É a capital da província e onde se encontra a basílica em honra de Nossa Senhora de Altagracia, protectora do povo dominicano.

Manatí Park: Parque recreativo onde são realizados espectáculos de exibição de aves, reptéis tropicais, papagaios e cavalos.

Parque Ecológico Ojos Indígenas: Conta com mais de 500 espécies de plantas exóticas.

Tours imperdíveis

Rodeada pelas mais belas praias das Caraíbas, a República Dominicana destaca-se pelas suas atracções: mergulhar com golfinhos, nadar ao lado de raias e tubarões ou aventurar-se num passeio a cavalo pela floresta...

Ilha Saona

É um dos passeios obrigatórios, porque é um local paradisíaco e quase idílico pelas suas paisagens e transparência das suas águas. Vai até Baiahybe de autocarro, que fica a a 1h 30m de Punta Cana, onde embarca num catamarã para uma ilha com um mar ainda mais bonito do que o de Punta Cana, onde pode fazer snorkel num aquário natural.

Isla Catalina

Catalogada como Monumento Natural da província de La Romana, a Isla Catalina é famosa pela vasta diversidade de espécies de aves e peixes.

Parques aquáticos

Dolphin Island é uma plataforma flutuante em alto mar, que permite nadar e interagir com os golfinhos.

O Marinarium permite descobrir as maravilhas dos corais e a vida marinha, mergulhando nas proximidades da praia Cabeza de Toro.

O Manatí Park, um zoológico que oferece shows com leões marinhos e golfinhos, pássaros, papagaios, cobras e muitos outros animais.

Reserva Ecológica de Punta Cana

Pode fazer uma vista guiada por uma verdadeira selva, com a possibilidade de se refrescar numa nascente de águas frescas.

Informação

Documentos: Passaporte (validade mínima de seis meses).

Moeda: Peso dominicano.

Idioma: Espanhol

Taxas de aeroporto: Ao efectuar a reserva, deverá pagar as taxas de aeroporto.

Taxas locais: À entrada deverá pagar uma taxa de dez dólares e à saída do país, 20 dólares (sujeito a possíveis alterações).

Voltagem eléctrica: A corrente é de 110-115 volts, sendo por isso necessário um transformador.

Diferença horária: - 5 horas.

Gorjetas: Não estão incluídas nas contas dos bares e restaurantes. Calcule entre dez e 15 por cento do valor total da compra.