Rumo à Jamaica!

09/02/2017

A Jamaica tem sido o destino dos sonhos de viagens da elite, daqueles que procuram o luxo e a sofisticação. Conheça os resorts onde os ricos e famosos gostam de passar as férias e aproveitar todo do charme que a Jamaica tem para oferecer.

A Jamaica é um dos países mais bonitos das Caraíbas. A ilha, conhecida pela sua cultura e praia, oferece um grande número de resorts espetaculares ao longo da sua luxuosa costa. Um dos lugares mais disputados é Montego Bay.

Jamaica já recebeu muito bem o então presidente americano John F. Kennedy e a primeira dama Jackie Kennedy, a rainha Isabel II e o príncipe Carlos de Inglaterra, a cantora Beyoncé, o musico Paul McCartney, a modelo Naomi Campbell entre muitas outras celebridades. O autor Ian Fleming escreveu todos os catorze títulos de James Bond diretamente do Golden Eye, localizado em Oracabessa. Com suas águas de coloração azul majestoso, praias de areais brancos e vegetação verde à volta, a ilha, é, sem dúvida, o cenário perfeito para férias incríveis e extravagantes.

Desde a capital jamaicana do turismo, Montego Bay, até ao oeste em Negril e Port Antonio a leste, os turistas podem encontrar sempre algo para acrescentar ao seu repertório de luxo. Para que nada falta na sua viagem, a Rumbo sugere um conjunto de práticas dicas e sugestões que vão certamente melhorar a sua experiencia de viagem.

Pólos turísticos

Montego Bay, Negril, Ocho Rios, Port Antonio, Kingston e Blue Mountains.

Compras

Encontrará zonas comerciais, lojas de artesanato e de souvenirs em Kingston, Montego Bay, Ocho Rios e Negril. O regateio é uma prática muito usual.

Gastronomia

Entre a variedade de pratos que oferece, os mais populares são o ackee (mistura do fruto com o mesmo nome e peixe salgado, ideal para tomar ao pequeno-almoço), o jerk pork ou o jerk chicken (porco ou frango no grill com bastante pimenta), o goat curry (cabra com molho de caril) e o arroz de feijão com coco.

Onde ir

Rick’s Café: Localizado na cidade de Negril, é um dos lugares que está mais na moda, sendo frequentado por famosos e todo o tipo de pessoas. Já foi um refúgio junto às falésias perto da praia, mas desde 1974 que se transformou num ícone jamaicano. Aqui, pode-se ouvir música reggae ou caribenha, enquanto se toma algo tropical, um café ou uma bebida e se aprecia um fabuloso pôr do Sol, o melhor da Jamaica. A sua localização é impressionante, já que se situa diretamente sobre as falésias de Negril. É uma das atrações turísticas da ilha, porque os “saltadores” se reúnem junto às falésias para, depois de serem pagos pelos turistas, de lá se atirarem pelo precipício.

Nine Miles: Fica no interior e foi onde Bob Marley nasceu. Pode visitar o seu mausoléu e a casa onde o cantor veio ao mundo e viveu.

Dunn’s River Falls: Trata-se das cataratas mais famosas da Jamaica. Estão situadas em Ocho Rios, cidade turística por excelência. As cascatas vão caindo em direção ao mar de uma altura máxima de 180 metros. É um dos lugares de visita obrigatória para quem visita a Jamaica.

Rio Negro: Ideal para conhecer os mangueirais e o habitat natural de crocodilos e garças-de-patas-amarelas.

Moeda

Dólar jamaicano. E 1 = j$ 100 aproximadamente (convém consultar o câmbio antes da saída da viagem). Não necessita de adquirir dólares jamaicanos previamente; poderá fazê-lo nos bancos ou casas de câmbio existentes em todas as zonas turísticas.

Idioma: Inglês

Voltagem elétrica: 110 volts. Leve um transformador.

Diferença horária: - 5 horas.

Documentos: Passaporte em ordem, com vigência mínima de seis meses para cidadãos portugueses.

Clima e vestuário

O clima é tropical, existindo uma temporada de chuvas, que vai de maio a junho e de setembro a outubro. A temperatura média anual oscila entre os 23° e os 30° C na costa. Leve roupa ligeira de algodão ou linho, fato de banho, protetor solar, repelente de mosquitos, etc.