Itália tem uma nova rota de caminhada costa a costa: pode ir de um lado ao outro a pé Do Mar Jónico ao Tirreno, são 55 quilómetros incríveis, por uma das regiões mais bonitas do país. Fica na lista para 2021?

08/04/2023

Itália tem uma nova rota de caminhada costa a costa: pode ir de um lado ao outro a pé

Do Mar Jónico ao Tirreno, são 55 quilómetros incríveis, por uma das regiões mais bonitas do país. Fica na lista para 2021?

 

Não será este ano, esperamos que para o próximo possa ser — mas enquanto todos aguardamos por um regresso à normalidade e às viagens regulares, não custa nada conhecer, anotar e sonhar com os incríveis novos pontos de passagem e aventura que vão surgindo, mesmo em plena pandemia.

Em Itália, na região da Calábria, nasceu um trilho de caminhada que une os dois mares de uma costa à outra. Isso mesmo: quem o faz parte de um lado do país e atravessa-o por inteiro até ao outro, com muitas paisagens pelo meio.

A rota chama-se Kalabria e liga a cidade de Soverato, no mar Jónico, à cidade de Pizzo, no outro lado da região, no mar Tirreno. Segundo a “Lonely Planet“, tratam-se de 55 quilómetros de um percurso deslumbrante, entre montanhas e praias com uma enorme variedade de flora e fauna para observar. 

 

Aqui encontra tudo para umas férias saudáveis e de sonho: natureza, história, cultura, exercício físico, sol durante grande parte do ano, gastronomia rica e mediterrânica. No fundo, está a unir, a pé, a parte mais estreita da ponta da “bota” que é a peculiar forma de Itália, numa das regiões mais bonitas do país. 

O trilho foi criado pela associação Kalabria Trekking e levou vários anos a ser construído, num esforço coletivo de várias entidades para criar “uma viagem emocional e sensorial” pelo coração da Calábria. É um sonho para quem gosta de caminhadas, descobrindo pelo caminho recantos e locais únicos. 

O Kalabria Costa a Costa é dividido em três paragens principais, com uma média de 20 quilómetros entre cada uma, todas com diferentes níveis de dificuldade e paisagens. A maioria oscila entre a dificuldade médio e médio-alto, para que pessoas com diferentes capacidades tenham a chance de desfrutar da rota.

Em cada fase, os viajantes têm assistência total dos voluntários do Kalabria Trekking, que podem ser contactados por telefone. Além disso, os turistas são convidados a fazer o check-in e o check-out do trilho para que a sua viagem possa ser supervisionada e possam ser facilmente encontrados em caso de emergência.

 

Existe também um passaporte associado ao caminho, que permite aos viajantes marcar o seu percurso com carimbos de cada vila e aldeia ao longo do percurso; e ainda usufruir de descontos em restaurantes e hotéis. Este passaporte é gratuito, embora seja aceite uma contribuição voluntária. Todos os locais por onde passa e os destinos que conhece ficam registados.

Se quiser saber mais sobre a nova rota e os lugares que ela inclui, pode consultar o mapa e todos os detalhes na nova página oficial no site Kalabria Trekking. Aqui explica-se o que vai poder conhecer, como, por exemplo, as praias da Costa degli Aranci, o território montanhoso de Preserre Calabre, ou as mágicas aldeias de Petrizzi, San Vito sull’Ionio e Monterosso Calabro. Isto a partir da pitoresca aldeia de praia Pizzo, empoleirada numa montanha sobre areais dourados banhados pelo mar Tirreno.

E encontra mais nestes 55 quilómetros: há oliveiras centenárias, fileiras de vinhas, campos de trigo e figo-da-índia, bosques de castanheiros e faias, pitorescas pedras de granito moldadas pelo tempo e o “magnífico oásis do lago Angitola”. Acima de tudo, explica o site, é “uma viagem emocional e sensorial dentro de uma Calábria longe dos roteiros turísticos habituais”, para descobrir sabores e valores ancestrais que estão na origem desta terra. “Maravilhosa, rica em história com uma cultura milenar e onde o tempo parece ter parado.”

Para experimentar esta rota, só precisa de planear a viagem com a ajuda da plataforma, onde encontra também os contactos, e depois terá de apanhar um voo para o aeroporto da Calábria: os bilhetes costumam rondar os 250€, com ida e volta de Lisboa, mas dada a situação de incerteza atual ainda não há viagens disponíveis para a primavera e outono de 2021 — provavelmente a melhor altura para conhecer este novo trilho.