Dicas para visitar Barcelos, a terra da Lenda do Galo

24/05/2021

Barcelos é sem duvida um dos destinos mais conhecidos do Norte de Portugal, sobretudo porque existe a famosa Lenda do Galo que acabou por se tornar num ícone do nosso país.

Esta cidade localiza-se no distrito de Braga, banhada pelo rio Cávado e oferece ao visitante um belo centro histórico com variadíssimos elementos arquitectónicos de grande interesse histórico e cultural. A este concelho estão ligadas importantes formas de património material como é o caso da olaria, o artesanato, a cerâmica tradicional e o figurado. 

Como chegar?

O acesso a Barcelos pode ser efetuado através da A11 que liga a Apúlia a Castelões com passagem por Braga, da EN 103 que liga o litoral minhoto ao nordeste transmontano, pela EN 205 que vem do Arco de Baúlhe para a Póvoa de Varzim Gavieira e pela estrada EN 204 (Ponte de Lima – Santo Tirso).

Quanto tempo para visitar Barcelos?

Um destino como Barcelos merece no mínimo 1 dia completo, para poder visitar calmamente os pontos de interesse mais importantes e poder fazer uma actividade na natureza, como por exemplo um percurso pedestre (ou parte). 

Antes da viagem, veja neste artigo como pode planear um roteiro dos locais a visitar, mas deixe algum espaço livre para improvisar e fazer algo que não está nos seus planos, até porque durante a visita vão surgindo locais que não aparecem nos roteiros onde poderá passar um tempo extra.

Hotel / alojamento em Barcelos

Existem aproximadamente 30 unidades de alojamento dentro do concelho de Barcelos, distribuídas por hotéis, casas de campo, turismo rural e villas. De acordo com o tipo de alojamento, os preços podem variar entre os 35 e os 100 euros por noite. Naturalmente, o custo é mais elevado durante nas épocas altas, como os meses de Julho e Agosto e alguns feriados com pontes.

O que visitar em Barcelos?

A “passadeira” para entrar na cidade é a velha Ponte de Barcelos, do período gótico, classificada como Monumento Nacional e no seu término, junto ao rio Cávado existe a Azenha da Ponte construída no séc. XIX. Quando entramos no burgo, surge destacado o Paço dos Duques de Bragança, um paço ducal gótico construído no séc. XV e que, apesar de estar em ruínas, está classificado como Monumento Nacional. Junto do Paço, existe um harmonioso espaço ajardinado onde no seu centro está inserido o Pelourinho manuelino e logo à sua frente um edifício de grande relevo arquitectónico e muita carga simbólica: o Palácio Solar dos Pinheiros. Este imóvel foi data do séc. XV e está classificado como Monumento Nacional.

O gótico é sem duvida um estilo arquitectónico dominante em Barcelos, como podemos constatar com a existência da Igreja Matriz de Santa Maria Maior, que apesar da sua génese românica, este templo é tipicamente gótico, como demonstram a rosácea e os arcos quebrados da entrada. Dado o seu valor inquestionável, o templo está classificado como Monumento Nacional.

Por trás da Igreja Matriz, no Largo do Município, sobressai o Edifício da Câmara Municipal e da Casa da Misericórdia pela fachada sua imponente e resulta de uma mistura de arquitecturas, que vai desde o gótico, ao maneirista, barroco e revivalista.

Caminhando pelo centro histórico da cidade, na Rua António Barroso ou Rua Direita irá sentir como se estivesse na Rua Santa Catarina no Porto. Muita animação, lojas, esplanadas e pessoas a passearem. Findo este percurso, o espaço abre-se para o Largo da Porta Nova.

Este amplo espaço é “guardado” pela Torre de Barcelos, que fazia parte antiga muralha e que já serviu de prisão. Esta Torre, também conhecida por Torre do Cimo da Vila, Postigo da Muralha ou Torre da Porta Nova, está classificado como Monumento Nacional.

Continuando pelo Largo da Porta Nova, um outro templo imponente eleva-se diante nós…a Igreja do Bom Jesus da Cruz ou Igreja das Cruzes. A sua origem está relacionada com o aparecimento misterioso de uma cruz de terra negra no chão neste local em 1504. Duzentos anos depois foi erguido este templo para lembrar este “milagre”. A planta da igreja de influencia italiana,  é octogonal e é suportada por paredes grossas rematada por uma enorme cúpula. Toda esta zona é palco de importantes eventos, como a Festa das Cruzes e a Feira Semanal.

Rua Visconde Leiria é outra artéria importante da cidade. É lá que se localiza o Teatro Gil Vicente, a casa de espectáculos mais antiga de Barcelos.  Por essa rua temos acesso ao Largo do Apoio, de origem medieval e possivelmente o primeiro da cidade. No seu centro, existe um Chafariz do séc. XVII e a Casa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira.