Coimbra: O que fazer em Coimbra, as dicas da Luiza Antunes

26/10/2020

Quer visitar Coimbra e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a brasileira Luiza Antunes, profunda conhecedora da cidade de Coimbra – onde vive – e co-autora do atrativo 360 Meridianos (um dos mais visitados blogs de viagens em português), a partilhar cinco sugestões para tornar a sua viagem a Coimbra única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Coimbra, onde o levarás?” – eis as dicas da Luiza.

O que fazer em Coimbra com um amigo

Vir a Coimbra e visitar a Universidade e a Biblioteca Joanina é o programa da grande maioria das pessoas que vem conhecer esse cantinho de Portugal. E claro, não há nada de errado com isso; afinal, esses passeios são imperdíveis mesmo! Mas mesmo que Coimbra viva em função de seus estudantes de capas negras, há muito mais o que fazer em Coimbra além do passeio pelos patrimónios da UNESCO.

Como já moro por essas bandas há mais de um ano, preparei essa lista de alguns dos lugares que mais gosto de frequentar em Coimbra.

#1 Zé Manel dos Ossos

Esse é o restaurante onde eu levo todo o mundo que vem me visitar. O dono, Sr. Mário, recepciona os clientes e bate-papo com os antigos frequentadores. O cardápio é pequeno e delicioso, com opções de porco, vaca e peixe. Não deixe de provar os tais ossos, que são uma entrada muito bem servida: uma carne de porco derretendo, com muito alho. O melhor é quando chega a conta: barriga lotada, mas bolso cheio. O lugar, além de incrível, tem preços muito camaradas.

#2 Salão Brazil

Para quem procura uma programação noturna mais cultural, o Salão Brazil é a melhor opção. A casa fica num edifício lindo, com piso de madeira e belas janelas enormes. Lá toca-se jazz, blues, rock, samba e até poesias. A programação e a platéia são sempre variadas. É bom conferir o que vai ter no dia no Facebook. E no Salão Brazil a noite começa cedo para Coimbra. Os shows costumam ser às 22:00.

#3 Claustro da FPCE

Muita gente visita o Pólo II da universidade, onde fica o Paço das Escolas e a Biblioteca Joanina. Mas existe outro prédio, fora desse campus, com o claustro que considero o mais belo de Coimbra: o da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. O prédio, fundado em 1593 (mas já muito reformado) é conhecido como Colégio de Santo Agostinho e também é parte do Património da UNESCO. Por ali, você só encontrará estudantes, nada de turistas. Tire fotos e tome um café como os demais. Não abre aos domingos.

#4 Cafetaria Belo Horizonte

Eu, como uma boa mineira, sinto muita falta do meu amado pão de queijo. Seja você um brasileiro saudosista como eu, ou um português que nunca experimentou essa iguaria como se deve (o do Pingo Doce não conta, hein?), esse pequeno e simples café, que fica pertinho da Loja do Cidadão, tem donos que também são de Minas Gerais, e serve um pão de queijo legítimo. Coma um quentinho com café e me agradeça depois. Lá também servem outros pratos bem brasileiros como “frango com quiabo”, “empadão de frango” e “feijoada”.

#5 Chocolate Chocolate

Eu descobri a Chocolate Chocolate num dia que estava abandonada em Coimbra em pleno agosto (evite a cidade nesse mês!) e fui dar uma volta perto de casa. Esse café e chocolateria serve crepes, waffles e claro, chocolates e trufas. Tudo delicioso. Também adoro tomar uma meia de leite por lá, que vem com uma colher coberta de chocolate.