Bragança: O que fazer em Bragança em Portugal

12/10/2020

Veja o que ver e fazer na cidade de Bragança, que fica numa região ao norte do país, com paisagens incríveis, cheia de atrações e monumentos importantes. A cidade fica em Trás-os-Montes, no interior do nordeste de Portugal, uma região que como o nome diz, é bem montanhosa, oferecendo cenários únicos dessa parte do país. Há muita cultura, paisagens, vilas históricas e uma gastronomia muito rica. Uma das tradições que chamam a atenção do país inteiro é o Carnaval, com celebrações vibrantes.

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer em Bragança em Portugal.

Parque Natural de Montesinho

O Parque Natural de Montesinho é uma das maiores áreas protegidas de Portugal. Se estende por mais de 75.000 hectares e com altitude superior 1500 metros. As florestas são vastas e geram habitats perfeitos para muitas espécies, como lobos, javalis e águias-reais. Muita gente utiliza esse parque para fazer caminhadas.

Cidadela de Bragança

A Cidadela de Bragança ou Castelo de Bragança fica numa coluna que sobressai a cidade. Ela foi construída no século XII por monges beneditinos e preservada desde então. No final do século XIV ela foi reconstruída e reforçada. No interior das muralhas há alguns edifícios únicos, como a Igreja de Santa Maria e o pelourinho gótico. É um dos principais lugares a serem visitados em Bragança, com muitos lugares lindos a serem descobertos.

Catedral da Sé

A Sé Velha de Bragança, como é chamada, foi construída no século XVI e logo ocupada por monges jesuítas que fundaram um colégio em suas instalações. É um lugar que você na6o deve deixar de visitar em Bragança. Hoje em dia ela se mantém preservada e ostenta um altar dourado e várias pinturas muito elaboradas no teto da sacristia.

Museu do Abade de Baçal

O Museu do Abade de Baçal em Bragança é considerado um dos melhores do país e fica situado entre a Citadela e a Catedral da Sé. O museu inclui cerâmicas antigas, arte sacra, pedras tumulares da época romana, artefatos religiosos e representações de animais. Fica na Rua Abílio Beça, 27. Funciona de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 10h às 18h.

Museu Militar de Bragança

Este museu foi fundado em 1929 e desde então mantém um acervo original rico de peças de armamento ligeiro desde o século XII até à 1ª Guerra Mundial. O museu ocupa todo o interior da torre da Cidadela. Ele funciona de terça a domingo das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Domus Municipalis

O Domus foi construído no século XII para servir de cisterna. É um exemplar único na Península Ibérica, fruto da arquitetura românica civil. Mais tarde ele foi adaptado a Paços do Concelho.

Mosteiro de Castro de Avelãs

Este mosteiro foi construído no século XII pelos monges beneditinos. Ele foi o núcleo da vida monacal mais marcante do Nordeste Transmontano até o século XVI. Dentro, a igreja está hoje em dia reduzida apenas à sua cabeceira. A arquitetura de barro que o mosteiro apresenta é exemplar. Em 1387, o mosteiro recebeu o Duque de Lencastre como hóspede.

Gastronomia de Bragança

Quanto mais interior, mais fortes e caprichados são os pratos em Portugal. Em Bragança há vários pratos e comidas típicas a experimentar. Como a posta à mirandesa, cabrito branco de Montesinho, feijoada à transmontana, sopa de coelho bravo marinado em vinho branco, rojões à transmontana e claro, o cozido à portuguesa. A doçaria também não fica atrás, na qual se destaca os ovos doces com pão, bolo de mel, súplicas e os folares da Páscoa.