Aveiro

28/09/2020

Aveiro é detentora de uma paisagem natural e urbana única, dominada pela Ria de Aveiro e os braços de água que penetram o espaço urbano e que marcaram de forma permanente a história, o património, a cultura e a identidade local.

A bordo de uma das embarcações típicas, onde se destaca o barco Moliceiro, aproveite para conhecer a cidade através dos canais que, ao pôr-do-sol, passam de cor prata a cor de ouro com o reflexo dos raios solares. Existem outras modalidades de transportes turísticos disponíveis que o poderão levar num passeio mais alargado para conhecer a restante cidade e os seus principais núcleos de interesse turísticos, como o bairro típico de pescadores e marnotos, o Bairro da Beira-Mar, a antiga zona nobre da cidade, outrora muralhada, o Bairro do Alboi, o Cais da Fonte Nova ou a Universidade de Aveiro, um verdadeiro museu de arquitetura portuguesa contemporânea ao ar livre.

Vale a pena apreciar, também, num passeio a pé, o conjunto de edifícios em estilo “Arte Nova” que distinguiram o Município como a cidade-museu da Arte Nova em Portugal. A localização dos edifícios está indicada na Rota disponível, num percurso pedonal concebido para o ajudar a identificar todos os edifícios e monumentos deste período sedutor da arte do século XX, que parte do Museu Arte Nova que lhe é dedicado.

Se a hora de almoço estiver perto, arrisque numa caldeirada de enguias, o prato típico da cidade. Ou, então, perca-se na deliciosa doçaria regional, onde se destacam os Ovos-Moles. Um delicioso creme de gema de ovo, açúcar e água, envolvido em hóstia com formas que lembram a Ria e o mar, ou as típicas barricas de madeira ou porcelana, adornadas com pinturas de paisagens da Ria.

Apesar do centro histórico se poder conhecer em poucas horas, não se deixe enganar. São inúmeras as atividades e experiências que poderá realizar tanto em água como em terra: visitar as marinhas de sal para ver in loco a produção e recolha do sal, experimentar um spa salínico ou até mesmo fazer praia, visitar os Museus de Aveiro, praticar desportos náuticos, passear na Ria de Aveiro numa embarcação histórica, provar ostras numa ilha no meio da Ria, entre muitas outras sugestões. As famílias com crianças poderão realizar um jogo de realidade aumentada e geocaching virtual para conhecer o Parque Infante D. Pedro, participar em oficinas lúdicas de cerâmica, ciência e robótica, ou efectuar uma visita guiada ao parque temático “Lugar dos Afetos” em Eixo – Aveiro, onde se pode descobrir um local único no mundo na área das emoções e dos sentimentos, um espaço para todas as idades.

Para os amantes da Natureza sugerimos os Passadiços de Aveiro para apreciar a paisagem lagunar, e os trilhos pedestres da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

A identidade de Aveiro é milenar, mas a inovação e a modernidade são uma aposta inequívoca do Município. Aliadas à cultura e à criatividade artística, proporcionam um leque de grandes eventos que animam a cidade ao longo do ano, trazendo milhares de visitantes àquela que é, assumidamente, candidata a Capital Europeia da Cultura 2027 – Aveiro!