Saídia: A Perola Azul de Marrocos!

24/01/2017

Com uma praia de 14 quilómetros de areia fina e uma bela baía, Saïdia, conhecida como a pérola azul do Mediterrâneo, é um destino que começa a entusiasmar os apreciadores de praia. Saïdia é uma estância situada na costa mediterrânea de Marrocos, próxima da fronteira com a Argélia e a 58 quilómetros do aeroporto da cidade de Oujda.

Desenvolve-se ao longo de uma baía com 14 km de praias de areia branca e fina, num ambiente com montanhas, desertos, pomares, palácios, medinas e um clima ameno durante quase todo o ano. Saïdia oferece-lhe todas as comodidades para passar umas férias tranquilas em empreendimentos hoteleiros de qualidade.

As praias são um dos cartões de visita deste local. No entanto, a partir daqui pode ainda partir à descoberta do oásis de Figuig e de Sidi Yahya, do vale Zegzel ou da região montanhosa de Beni Snassen, entre outros lugares de interesse histórico e cultural.snack bar em hotel de SaïdiaPara apreciar a transparência das suas águas cristalinas, faça um passeio à beira-mar, local onde se reúnem as famílias e os veraneantes ao fim do dia, altura em que a areia adquire um tom dourado e o ambiente se torna tranquilo e relaxante.

Vá também até à marina, onde pode fazer um passeio e quem sabe aprender a fazer vela, mergulho e esqui aquático, pois aqui encontram-se uma série de escolas da especialidade. Aqui também estão situados uma série de restaurantes, lojas e um spa. Enfim, um vasto leque de atividades e serviços para umas férias inesquecíveis num ambiente que combina a elegância com o conforto moderno.

Comodidade balnear

Graças aos seus múltiplos beach clubs, Saïdia garante toda a comodidade que necessita para desfrutar de umas ótimas férias. Chapéus de sol, espreguiçadeiras, serviços e um pessoal atento permitir-lhe-ão esquecer-se da rotina do dia-a-dia. Depois de apanhar sol, os spas dos hotéis em redor oferecem um lugar bem-estar do qual pode sair renovado e relaxado.

Cidade fundada pelo árabes

Saïdia tem uma história muito pequena comparada com a de Marrocos. A cidade foi fundada pelos árabes locais por volta de 1548. O Sultão Hassan I construiu uma fortaleza em 1881. Em 1934 fazia parte da colónia francesa e atualmente, desde a independência de Marrocos, tornou-se no principal centro de turismo do norte de Marrocos. A cidade tem uma população de cerca de 18 mil habitantes, com 14 km de lindas praias e um clima perfeito durante a segunda metade do ano, tornando-se numa das mais belas paisagens desta região de Marrocos.

Onde ir

Como ponto de partida ideal para visitar a região, em Saïdia pode realizar numerosas excursões de carácter natural e cultural, além de uma série de de atividades desportivas disponíveis.Oujda

Aproveite a sua estadia em Saïdia para visitar e descobrir o rico património de Oujda, a capital da região oriental de Marrocos, situada a cerca de 60 km. Possui uma bela medina e pode também ir até aos mercados, o local ideal para ouvir música garnatí, os melancólicos acordes árabe-andaluzes.

Cultura, artesanato, monumentos... desfrute de tudo isto nesta cidade tranquila.

As portas do deserto

Pode realizar uma excursão às portas do deserto. Até ao sudeste pode descobrir outro lugar de espetacular beleza: o oásis de Figuig. Mais próximo, em direção a oeste até às montanhas de Beni Snassen, encontra-se um pequeno paraíso na terra que possui uns frondosos bosques, nos quais reina a frescura tão apetecida nesta zona.

De repente, um pouco mais além, aparece o vale de Zegzel, a poucos minutos da povoação de Tafoughalt. Aqui poder-se-á explorar a gruta das pombas, também conhecida por gruta do camelo. Nela, a presença do Homem remonta a cerca de 100 mil anos de antiguidade, pois existem numerosos objetos de pedra trabalhada e ossos dessa época que o comprovam.

Oásis de Sidi Yahya

Outra das curiosidades desta região é o oásis de Sidi Yahya, que conseguiu conservar um relaxante encanto apesar do desenvolvimento de população sofrido em Oujda. Ali encontra-se o túmulo de um homem santo reconhecido como tal pelas três religiões monoteístas. De regresso a Saïdia, poderá descobrir a praia de Ras El Ma, abrigada do vento e rodeada por eucaliptos. Um canto muito agradável e pitoresco.

Reserva natural

Para os amantes da natureza autêntica, a desembocadura de Moulouya é um lugar que não deve deixar de conhecer. Classificado como espaço de  interesse biológico e ecológico, constitui uma zona de uma incrível biodiversidade que acolhe várias centenas de espécies de aves, tanto sedentárias como migratórias.

Um espaço que abarca milhares de acres selvagens e bem conservadas para os amantes dos territórios virgens. É uma das maiores zonas húmidas de todo o país.

O que fazer

Jogar golfe

Saïdia possui um excelente campo de golfe de 18 buracos que oferece umas fantásticas e relaxantes vistas desde as residências e hotéis que que o rodeiam. Em breve, está prevista a abertura de novos.

Visitas culturais

Para dar à sua viagem um toque cultural e aprofundar a alma marroquina assista aos festivais regionais, como o das artes populares, em Saïdia, ou de músicas garnatíes em Oujda.

Passeios de barco e outros prazeres náuticos

Os arredores de Saïdia oferecem pontos atracação protegidos onde pode deixar a âncora e descobrir acolhedoras ruas e praias inacessíveis.

Para os amantes da vida submarina, seja qual for o seu nível de experiência, existem numerosos e excelentes lugares para o mergulho. Para aqueles que preferem a pesca, Saïdia representa também um pequeno paraíso para essa prática.

Desfrutar dos jardins e zonas verdes

Quando o sol aquece em demasia, pode ir-se em busca de um pouco de sombra e entrar pela vegetação. Em Oujda, os 20 hectares do parque Lalla Aïcha oferecem um belo lugar de descanso e de ócio, graças às suas piscinas, campos de desporto, de ténis e de equitação.

Outro dos espaços verdes repleto de fontes e de lagoas são os jardins Lalla Meryem, o lugar perfeito para interromper a visita da cidade antiga e fazer um piquenique. A este de Oujda, encontra-se o bosque de Sidi Maafa, um espaço dedicado ao desporto e ao ócio. Ali poderá correr ao ar livre ou assistir a algumas das manifestações culturais ou desportivas.