Algarve: Mar de belezas

31/08/2020

O litoral do Algarve é obra de escultor. Nos 60 km de costa entre Lagos e Albufeira, uma miríade de prainhas (e um bom número de praiões) se sucedem por entre as falésias, com direito a mirantes que escancaram a transparência dos azuis e verdes do mar.

As praias mais bem esculpidas vêm com rochedos que brotam na areia ou mesmo no meio do mar. Cavernas, túneis e arcos de pedra, naturalmente modelados pela natureza, completam a paisagem -- às vezes à vista, outras vezes revelados apenas em passeios de barco.

Muitíssimo antes de Portugal virar o destino do momento (no mundo todo), o Algarve já era sucesso de público. Alemães e ingleses vêm há décadas passar o verão aqui, feito argentinos em Canasvieiras ou mineiros em Guarapari.

Por isso, ao planejar uma viagem pelo Algarve, é preciso ter cuidado para escapar das armadilhas do turismo de massa. Este guia foi feito para você experimentar o melhor do Algarve, seja num roteiro vapt-vupt, seja numa viagem mais relax.

Quando ir ao Algarve

A melhor época: de junho a setembro

Como toda região de praia na Europa, o Algarve é melhor visitado no verão. Esta é a época em que as cidades à beira-mar têm vida, o sol é constante (deixando a paisagem mais bonita) e o calor justifica pegar praia.

Os meses ideais para esta viagem são junho e setembro, quando você encontra tempo ótimo e a região não está tão lotada.

Em julho e agosto, época de férias escolares na Europa, o Algarve fica super cheio. Mas mesmo nesses meses a densidade demográfica nas praias não será maior que num domingo de sol numa capital brasileira à beira-mar. Estive no Algarve na segunda quinzena de agosto e não tive problemas de deslocamento ou mesmo estacionamento nas praias fora das cidades. A lotação das praias em agosto está registrada nas fotos deste guia.

Meses de transição: maio e outubro

Em maio o tempo já estará firme, mas a temperatura pode não estar elevada a ponto de dar vontade de pegar praia (e a água vai estar ainda mais fria).

Em outubro o outono já estará instalado, com temperaturas mais baixas e mais dias nublados.

Frio: de novembro a abril

Do meio do outono ao meio da primavera, espere encontrar frio (máximas em torno de 15ºC, com algumas escapulidas para perto dos 20ºC) e muita coisa fechada nas cidades. Há mais dias nublados que no verão, e podem ocorrer chuvisqueiros chatos.

Então não vale a pena ir no inverno?

Eu não iria, porque fico deprimido em praia no inverno: na minha opinião, a energia do verão é essencial para curtir esses lugares.

Mas se você quiser apenas apreciar (e instagramar) as praias do Algarve do alto de seus mirantes, pode atingir seu objetivo se pegar dias bonitos na região.

Caso você queira aproveitar sua viagem de janeiro ou Carnaval a Portugal para dar uma passadinha pelo Algarve, faça reservas canceláveis sem custo e monitore a previsão do tempo. Quando chegar perto da data e a meteorologia indicar que seus dois ou três dias no Algarve vão ser nublados ou chuvosos, cancele e use esses dias para visitar outros destinos em Portugal.