Praias da Marinha e Miramar entre as praias mais bonitas da Europa

24/08/2020

O portal European Best Destinations elegeu as 15 mais bonitas praias da Europa, lista encabeçada pela praia Notre-Dame, na Riviera francesa, e na qual se incluem duas praias portuguesas: a bem conhecida praia da Marinha, no Algarve, tida como “uma das mais emblemáticas e bonitas de Portugal”, em sexto lugar, e a praia de Miramar, em Vila Nova de Gaia, uma escolha surpreendente que ocupa o décimo posto.

A escolha da European Best Destinations, organização sediada em Bruxelas que assume ter como objetivo “promover a cultura e o turismo na Europa”, foi feita de acordo com a opinião de 10 mil turistas.

Sobre a praia da Marinha, elogia-se não só a beleza da praia mas também a “alta qualidade da água”, lembrando que a praia “é frequentemente utilizada por agências de publicidade internacionais e produtoras televisivas para campanhas de publicidade”.

Já sobre a praia de Miramar, destaca-se a “pequena capela chamada Senhor da Pedra” e as esplanadas do verão. A belíssima fotografia que acompanha o ranking (e que ilustra este artigo) é da autoria do fotógrafo Joaquim Pinho, “especializado em capturar a paisagem na melhor luz onde e sempre que possível” – sugere-se uma visita à sua conta Flickr, onde encontra excelentes fotografias de paisagens naturais.

Eis a lista das 15 “melhores” praias de Europa (ou “mais bonitas”).

Notre-Dame, Hyères, Riviera francesa, França

Navagio, Zakynthos, Grécia

Zlatni Rat, ilha de Brac, Croácia

Calo des Moro, Maiorca, Espanha

Oludeniz, Fethiye, Turquia

Praia da Marinha, Lagoa, Portugal

Ilha Virgem, Bretanha, França

Sveti Stefan, Montenegro

Baía delle Zagare, costa de Gargano, Itália

Miramar, Portugal

Porto Katsiki, Grécia

Punta Rata, Croácia

Ribadesella, Astúrias, Espanha

Isola bella, Toarmina, Itália

La Dune du Pilat, La Teste-de-Buch, perto Bordéus, França

Recorde-se que Portugal tem tido presença assídua nos rankings da European Best Destinations – senão vejamos: o Museu Serralves é considerado um dos 10 melhores museus da Europa, a ponte 25 de abril é a mais bonita da Europa, Sintra e Porto Santo estão entre as melhores pérolas por descobrir, e as cidades de Lisboa e Porto tem sido reconhecidas como o melhor destino da Europa em diversas ocasiões: o Porto por duas vezes, em 2012 e 2014, e Lisboa em 2010 (este ano ficou em segundo lugar, atrás de Bordéus).