Ponte de Lima: À descoberta de Ponte de Lima (e coisas para fazer na vila)

20/07/2020

Passei o final do ano em Ponte de Lima. Na verdade, a minha família alugou uma casa numa aldeia perto de Ponte de Lima, e aí passei a semana a seguir ao Natal. O tempo esteve incrivelmente soalheiro, dias com aquele sol de inverno tão agradável, ao ponto de permitir caminhar por Ponte de Lima várias vezes, e até percorrer parte da Ecovia do Lima com as crianças da família.

Como resultado dessa estadia prolongada, compilei uma lista com algumas coisas que deve ver ou fazer em Ponte de Lima. Sendo certo que muito mais há para visitar em Ponte de Lima, não ficará desiludido se começar por estas atividades.

O que ver e fazer em Ponte de Lima

Passear no centro histórico

Ponte de Lima é uma daquelas vilas onde é mesmo um prazer caminhar. Deixar-se perder pelas ruas empedradas, explorar sem mapas o centro da vila e acabar por descobrir uma capela, uma mercearia de bairro, um pequeno tasco. Os minhotos são um povo afável, aproveite para meter conversa com os de Ponte de Lima, enquanto descansa nos bancos vermelhos do Largo de Camões.

Conhecer a Igreja Matriz de Ponte de Lima

Bem no centro histórico de Ponte de Lima, a Igreja Matriz é um dos monumentos mais emblemáticos da vila. Vale a pena, nem que seja para admirar o belíssimo exterior da igreja (consta que a rosácea é inspirada na da Igreja de São Francisco, no Porto). Quando por lá passei, este casal já com alguma idade aproveitava os raios de sol matinais para se aquecer junto à fachada lateral da Igreja Matriz. Não resisti a uma foto.

Atravessar a Ponte Medieval sobre o Rio Lima

“O ex-líbris de Ponte de Lima, que conjuntamente com o rio que banha a vila, deu o nome à localidade, é a sua ponte. Na realidade, é um conjunto formado por duas pontes: um troço medieval, de maior dimensão, que tem início na margem esquerda e se estende até à Igreja de Santo António da Torre Velha. Depois, o troço que resta da ponte romana. São apenas cinco arcos a partir do grande arco que está em leito seco. Se descer verá também os alicerces da Torre Velha, talvez a primeira do sistema defensivo medieval.” in Turismo de Ponte de Lima

A “Ponte Velha” marca a paisagem de Ponte de Lima como nenhum outro elemento arquitetónico da vila. Não se contente com a contemplação à distância e atravesse a ponte a pé. Aprecie os praticantes de canoagem a treinar no Rio Lima. E, ao chegar à margem direita do rio, não deixe de reparar na Igreja de Santo António da Torre Velha. Muito perto, logo no início do Parque do Arnado, fica a curiosa Capela do Anjo da Guarda.

Ver a Capela do Anjo da Guarda

“A Capela do Anjo da Guarda é um padrão românico / gótico, erigido provavelmente no último quartel do século XIII segundo cânones barrocos”, pode ler-se na placa informativa junto ao monumento. Tem uma imagem de São Miguel com “caráter ingénuo”, e “a pequena configuração quadrangular aberta confere-lhe um caráter devocional, servindo de local de culto e abrigo aos viandantes”. É, sem dúvida, um espaço muito curioso.

Se conseguir resistir aos bancos de jardim virados ao rio que se encontram junto à capela, o fascinante Museu do Brinquedo Português fica nas proximidades.

Visitar o Museu do Brinquedo Português

Do outro lado da ponte velha, é impossível não reparar no edifício restaurado, cor de salmão, que atualmente alberga o Museu do Brinquedo Português. Ora, se é um espaço de que as crianças gostam, desconfio bem que os pais  – e muito principalmente os avós – saem do museu ainda mais satisfeitos. Isto porque o museu expõe milhares de brinquedos portugueses de outros tempos. Do nosso tempo!

Eu vi brinquedos que me fizeram recuar até à minha infância – e é emocionante. Jogos de tabuleiro, piões, carrinhos. Mas fiquei com a sensação que o meu pai, atualmente com 72 anos, tinha ainda mais motivos para estar emocionado, tal a quantidade de brinquedos “do seu tempo” em exposição no museu. Uma visita absolutamente imperdível!

Percorrer a Ecovia do Lima

A Ecovia do Lima tem dezenas de quilómetros, em vários troços, distribuídos por ambas as margens do Rio Lima. Eu fiz apenas uma pequena parte, entre a aldeia da Correlhã – onde estava alojado – e o centro de Ponte de Lima. E recomendo. Seja a pé ou de bicicleta.

Gastronomia

Não poderia deixar de referir dois locais que marcaram a minha passagem por Ponte de Lima. Não quer dizer que sejam os melhores restaurantes de Ponte de Lima, apenas que os frequentei e recomendo.

O arroz de sarrabulho é uma instituição em Ponte de Lima e não faltam restaurantes tradicionais onde se deliciar com o sarrabulho à moda do Minho e respetivos rojões. Entre eles, o Alameda, um dos melhores restaurantes para comer sarrabulho em Ponte de Lima. Estava decidido.

Ora, estando numa casa alugada com uma família numerosa e muitas crianças, optou-se por falar com os donos do Alameda e perguntar se não seria possível preparar o arroz de sarrabulho para take-away. E assim foi.

No dia seguinte, almocei um magnífico arroz de sarrabulho, com rojões, tripas enfarinhadas, morcela e batatas fritas. Tudo delicioso e em doses fartas. E imagino que no restaurante, sem a espera do transporte, seja ainda melhor. Fica a sugestão.

Em última análise, seja no Alameda ou noutro restaurante de qualidade, não deixe de comer arroz de sarrabulho em Ponte de Lima.

Lanchar no Trisabores

Talvez esta recomendação soe estranha mas a verdade é que, estando o tempo frio e eu acompanhado por muitas crianças, as paragens ao final da tarde no Trisabores eram sempre motivo de festa. O ambiente é muito agradável, porventura com um toque de requinte francês mas sem perder a simplicidade, e os crepes são muito razoáveis. Consta também que os gelados artesanais são deliciosos, mas esses não provei. Fica a recomendação.