Riviera Maya: Fascinante e repleta de contrastes!

24/01/2017

Praias de areia branca, mar azul-turquesa, recifes de corais, vestígios da civilização maia e uma vegetação luxuriante são alguns dos atributos que pode encontrar, ao optar por umas férias nesta região do México. Venha descobrir este fascinante mundo, caracterizado pela sua riqueza histórica, bem como pela sua diversidade ecológica e natural.

O México é um país muito particular, tão grande em superfície, como em recursos naturais e beleza. É uma terra de contrastes, desde o Norte árido à costa do Pacífico, passando pelo centro barroco e colonial até chegar à conhecida Península de Yucatán, berço de culturas milenárias. Neste enclave privilegiado pela Natureza, os vestígios dos seus antigos habitantes subsistem através de um sol radiante e junto a umas praias de areia branquíssima. Hoje em dia, é um destino preferido por turistas de diversas nacionalidades que ali encontram um equilíbrio perfeito entre o descanso, a cultura e a diversão.

A cerca de 90 quilómetros do aeroporto de Cancun, fica a Riviera Maya, um verdadeiro paraíso natural banhado pelas águas do Mar das Caraíbas. Possui uma costa de mais de 120 quilómetros entre Puerto Morelos e Punta Allen, região da Península de Yucatan. Devido ao seu clima semitropical, com uma temperatura média anual de 25°C, é considerado um dos destinos turísticos de maior crescimento durante a última década. Aqui, é possível descansar em luxuosos resorts escondidos na floresta, que oferecem alternativas de diversão e descanso nos seus campos de golfe e exclusivos spas; ou nas suas praias de areia branca, como as do Secreto e Paraíso, onde poderá apanhar sol e praticar todo tipo de actividades aquáticas, como mergulhar nos espectaculares corais que dão forma ao maior recife maia, situado à frente das suas praias. Também descobrirá antigas cidades maias como Cobá e Tulum, esta última à beira-mar; e conhecerá incríveis reservas ecológicas como Sião Ka´an, considerado Património da Humanidade pela UNESCO, onde poderá praticar também o ecoturismo, pesca do peixe vela e marlim, entre outras actividades ao ar livre, tais como caminhadas ou andar a cavalo, com o mar das Caraíbas como cenário principal.

Durante a visita à Riviera Maya, não deixe de visitar Xcaret e Xel-Há, os dois parques temáticos mais importantes do México, onde, além de observar magníficos exemplos da flora e fauna local, terá a oportunidade de praticar snorkel nos rios subterrâneos, uma experiência inesquecível. Ao fim da tarde, é altura ideal para comer uma deliciosa lagosta, descobrir os espaços para dançar ou outra diversão nocturna, no fundo, desfrutar o melhor da vida.

Visitas obrigatórias

Na Riviera Maya poderá fazer caminhadas ou andar a cavalo enquanto admira as suas belas paisagens e os cenários selvagens banhados pelo Mar das Caraíbas, ou entrar nas profundidades de um poço natural (espelho de água que está ligado através de um subterrâneo) e deslizar com um cabo de aço, ajudado por uma polia, nos troncos das árvores.

Pirâmide Kukulcán, em Chichén Itzá

Uma das actividades imperdíveis, quando se visita a Riviera Maya, é fazer uma excursão a Chichén Iztá. O melhor é partir bem cedo, porque o sol a meio da manhã torna o passeio quase insuportável e é uma pena não conseguir desfrutar em pleno do que resta de uma cidade maia. Vale a pena percorrer todo o perímetro e vasculhar todos os cantos. Um dos símbolos da antiga cidade maia de Chichén Itzá é a pirâmide Kukulcan, que representa um calendário anual em pedra, que marca os solstícios e equinócios, e é composta por 91 degraus de cada lado, que totalizam 364.

A plataforma superior, comum aos quatro lados, soma 365, como os dias do ano. Fundada por volta de 514 antes de Cristo, a cidade de Chichén Itzá foi abandonada em 670 e reconstruída 300 anos mais tarde, quando se tornou o centro da cultura maia e a cidade mais importante do Nordeste de Yucatán.

O templo-pirâmide de Kukulcán, considerado como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, é, a par do Observatório, uma construção bem representativa dos interesses e dos conhecimentos de astronomia e de matemática dos maias, bem reflectidos na arquitectura.

Para os amantes do mergulho

A Riviera Maya conta com inúmeros locais onde poderá praticar mergulho, snorkel e espeleomergulho, cercado por espectaculares formações de corais, pertencentes ao grande recife maia, e também poderá explorar extraordinários sistemas subterrâneos, povoados por uma enorme biodiversidade de espécies marinhas:

- Parque Ecológico de Xpu-Há;

- Reserva de la Biosfera de Sian Ka'an

- Xel-Há

- Xcaret

- Playa del Carmen

- Majahual

- Parque Natural Aktun Chen