NOTÍCIA

Tenerife: Uma ilha com vista para o vulcão! 

2017-11-06
A Próxima Viagem
A Próxima Viagem
A Próxima Viagem

É a maior das ilhas Canárias e caracteriza-se pelos seus contrastes paisagísticos. A idílica combinação de sol e praia, natureza e lazer converteu-a num dos destinos mais procurados da Europa. Os 269 quilómetros da costa oferecem uma grande diversidade de lugares, nos quais pode disfrutar do sol e do mar. A norte, devido ao relevo mais escarpado, encontra pequenas lagoas e piscinas naturais, enquanto a sul, onde se situam Adeje e Arona, encontram-se as numerosas zonas de praia, a maioria de origem vulcânica, que podem ser frequentadas durante todo ano, graças aos dias de sol e às amenas temperaturas, que oscilam entre os 18 graus no Inverno e os 26 no Verão. 

A infra-estrutura hoteleira, de primeira qualidade, e a grande oferta de locais de divertimento e de lazer são também alguns dos motivos pelos quais os turistas elegem esta ilha para desfrutar de umas férias agradáveis. Mas em Tenerife há muito mais por descobrir. Além do Parque Nacional de Teide e do Parque Natural da Corona Florestal, existem outros espaços naturais de grande valor. É o caso do fundo do mar, que é original e verdadeiramente espectacular por causa dos vulcões, sendo possível observá-lo se fizer um passeio de submarino, o qual está disponível para os turistas. Cicloturismo, golfe, surf ou parapente são alguns dos desportos que também poderá praticar se optar por fazer férias por esta ilha vulcânica. Em Tenerife há diversão para todos. Se viajar com crianças, elas poderão viver experiências fascinantes, como montar a cavalo, ver os golfinhos ou lançar-se de tobogã para a água, enquanto os adultos podem desligar-se da rotina e relaxar nas praias e nos parques aquáticos. 

As aldeias típicas merecem uma visita 

Tenerife é uma ilha rica em História, Natureza e gastronomia. As aldeias a norte merecem uma visita, já que é a parte que mais se desenvolveu no início da conquista espanhola. Temos La Orotava, com as belas casas artesanais com varandas, S. Cristóvão da Laguna, com a universidade e o Carnaval todos os anos em Fevereiro, e as aldeias mais pequenas, como Garachico e as suas bonitas piscinas naturais. 

Parque Nacional de Teide, o vulcão adormecido 

É o maior e mais antigo parque das Canárias e está situado à volta do maior vulcão de Espanha, o Teide, cuja última erupção remonta a 1798. “Teide” significa “inferno” e as suas erupções marcaram o actual relevo de Tenerife, com um conjunto extraordinário de cores e formas e no qual habita uma diversidade floral de grande valor biológico.  

O Parque Nacional de Teide foi criado em 1954, com o objectivo de proteger a paisagem, dona de uma beleza impressionante e ecológica, que se estendia à volta do vulcão.  

Em 2007 foi declarado pela UNESCO como Património da Humanidade, sendo o segundo parque mais visitado do Mundo e no qual vivem espécies animais e vegetais únicas no Globo, já que conta com cerca de 212 espécies de plantas. Uma das jóias naturais é a violeta de Teide, a única que floresce a maior altitude de todo o território nacional. 

Santa Cruz de Tenerife 

É a capital da ilha de Tenerife. Originalmente era uma povoação pesqueira e, hoje em dia, é uma cidade maravilhosa para passar férias. O centro político e comercial centra-se no eixo da Plaza España – Calle El Castillo – Plaza Weyler. Existem numerosos edifícios e construções que representam Santa Cruz: o estádio de futebol Heliodoro, as torres de Santa Cruz, o casino, o Hotel Mencey, o Auditório, o edifício do Cabildo e o mercado de Nossa Senhora de África. 

O que fazer:

Experimentar o mojo: Um tipo de molho das ilhas Canárias e um acompanhamento imprescindível de alguns pratos típicos deste arquipélago. 

Desfrutar da Natureza: Conhecida como a “ilha da Primavera eterna”, Tenerife é ideal para praticar actividades ao ar livre. As praias vulcânicas de pedras negras no Norte e longas com areia dourada no Sul são excelentes para nadar, relaxar e praticar desportos. No interior da ilha também encontrará uma grande variedade de maravilhas naturais. O Teide, um vulcão adormecido, é o ponto mais alto da Espanha e está protegido por um parque nacional onde é possível fazer passeios e observar as grande crateras e flores da região.  

Contemplar as paisagens: Há um teleférico que parte da La Rambleta e vai muito perto do topo do vulcão. O passeio, do qual poderá ter uma vista fabulosa da da ilha e do mar, dura mais ou menos dez minutos.  

Observar as baleias: Actualmente, Tenerife também é conhecida por ser possível observar as baleias, por isso, é uma boa oportunidade para apreciar estes gigantes do mar. Existem entre 25 das 78 espécies de mamíferos marinhos existentes – incluindo golfinhos e a baleia azul – que passam pelas costas de Tenerife, mas o grande destaque vai para a colónia de 550 baleias-pilotos, que podem ser observadas.  

Passear pelas ilhas: Existem barcos regulares e voos que ligam as sete ilhas, o que significa que também poderá aproveitar para conhecer La Gomera, Gran Canaria, La Palma, Lanzarote e El Hierro. Arquitectura: Com pequenas igrejas e casas com fachadas em tons pastel, a arquitectura das ilhas Canárias é realmente peculiar. Muitas cidades de Tenerife, como Puerto de la Cruz, La Orotava e La Laguna, possuem centros históricos maravilhosos, onde se pode ver a combinação dos vários estilos europeus (renascentista, barroco, etc.) com o original estilo das Canárias.  

Lago Martiánez: Puerto de la Cruz, é bastante conhecida pelo lago Martiánez, criado pelo artista local César Manrique como um projecto de renovação costeira. Trata-se de um complexo de piscinas com água do mar, belos jardins e edifícios típicos, tudo construído em perfeita harmonia com o meio ambiente da ilha. Aqui poderá comer, beber, fazer compras, apanhar sol e relaxar. 

Loro Parque: Parque Papagaio é a segunda atracção turística mais popular das Canárias, porque abriga mais de 300 espécies de aves, um aquário com golfinhos, 174 pinguins num ambiente refrigerado artificialmente (“a maior geleira do Mundo”), 23 leões-marinhos, gorilas, chimpanzés, tigres, onças, uma reptilândia, um orquidário, uma “vila tailandesa” e cinco restaurantes. Também poderá ver os tubarões num túnel subaquático, especialmente desenhado para as visitas. 

Los Gigantes: É o nome de um enorme paredão de pedra, implantado à beira do mar na costa noroeste de Tenerife. As partes mais altas estão entre 500 e 800 metros do mar, formando uma paisagem de cortar a respiração.  

Praia das Teresitas: Trata-se de uma das poucas praias de areia branca existentes em toda a ilha de Tenerife, porque é artificial e foi feita em 1973, com areia do deserto do Sara, e possui molhe, que evita a ondulação. O seu comprimento é de 1300 metros e as suas palmeiras são perfeitas para ficar à sombra. Diz-se que é a melhor praia de toda a ilha. 

Informações: 

Moeda: Euro 

Idioma: Espanhol 

Documentos: Bilhete de Identidade e/ou Cartão do Cidadão 

Clima: Caracteriza-se por um clima subtropical. O Norte da ilha é agradavelmente ameno durante a maior parte do ano, enquanto o Sul aquece sem nunca escaldar. 

Partners

2018 Copyright © Famalowcost.com | RNAVT Nº 3831

Code & Design Webhouse.pt